Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Julho de 2018 | 13h52 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 13h50

Angola e Cabo Verde reforçam cooperação cultural

Cabinda - Os ministros da Cultura de Angola e Cabo Verde, Carolina Cerqueira e Abraão Vicente, respectivamente, reiteraram nesta terça-feira, em Cabinda, a necessidade da consolidação da partilha de conhecimentos e a cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios culturais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministros da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, e de Cabo Verde Abraão Vicente, assinam declaração conjunta

Foto: Cortesia de Venceslau Mateus

Na declaração conjunta assinada pelos dois ministros, consta ainda a perspectiva de cooperação, no âmbito da CPLP, para a criação e desenvolvimento do mercado comum das artes, cultura e indústrias criativas, celebrar anualmente a Semana da Morna em Angola e Semana do Kizomba em Cabo Verde, em datas por definir.

Na declaração está igualmente expressa a necessidade de se estabelecer um mecanismo de intercâmbio que promova a partilha de experiências e sinergias, bem como a troca de conhecimentos em áreas como a gestão museológica, gestão arquivística e de bibliotecas, direitos de autor e conexos, desenvolvimento do carnaval e a certificação internacional de artesanato.

Os dois ministérios pretendem também promover a troca de experiências no domínio da regulação das indústrias criativas, colaborar na criação de um programa de Bolsas de Acesso à Cultura com base na experiência de Cabo-Verde.

Angola e Cabo-Verde comprometem-se em trabalhar em conjunto para que, com a maior brevidade, se assine um novo acordo de cooperação no domínio das artes, cultura e indústrias criativas, criar um grupo de trabalho que estabeleça as linhas orientadoras da cooperação, que reúna anual e alternadamente para o devido acompanhamento dos programas executivos estabelecidos, bem como garantir a presença regular de artistas e agentes culturais de diversas áreas nos grandes eventos organizados pelos governos de ambos os países.

Falando à imprensa, a ministra Carolina Cerqueira afirmou que se pretende o reforço da cooperação na vertente do património cultural tendo em conta a experiência de Cabo-Verde e pelas especificidades nesta área que Angola quer aperfeiçoar.

Adiantou que estão, desta forma, lançadas as bases para a curto e médio prazo se trabalhar nas acções de promoção da indústria criativa e do turismo cultural.

A ministra realçou que a assinatura das declarações enquadra-se no programa da diplomacia cultural que está em plena sintonia com a diplomacia política.

Já  Abraão Vicente salientou que se trata do primeiro passo para se consolidar o novo quadro de cooperação cultural entre os dois países, reforçando os programas de acção conjuntos.

Adiantou que os dois povos têm laços e uma história comum que os obriga a trabalhar e caminhar em conjunto, promovendo acções que contribuam na preservação, divulgação e valorização da cultura dos dois países.

Angola e Cabo-Verde têm um acordo de cooperação nos vários domínios culturais assinado em 2002.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 11/07/2018 00:31:34

    Governante quer reforço da valorização e divulgação do património histórico

    Cabinda - A potenciação, valorização e divulgação do património histórico cultural, religioso e natural angolano passa pela promoção do turismo cultural, afirmou na terça-feira, em Cabinda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

  • 10/07/2018 23:53:45

    Quadros da cultura destacam inventariação e classificação do património

    Cabinda - O continuo processo de inventariação e classificação do património cultural material e imaterial, a cooperação com instituições privadas para o aumento de financiamentos a inventariação e restauro e a uniformização da escrita das línguas nacionais constam entre as recomendações saídas no VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura que teve lugar de 9 a 10 do corrente mês, na província de Cabinda.

  • 10/07/2018 17:19:43

    Governador de Cabinda aborda papel das autoridades tradicionais

    Cabinda - O governador da província de Cabinda, Eugénio Laborinho, abordou nesta terça-feira com os reis do Uíge e do Cuando Cubango, Muana-Uta Kabamba VII e Muene Mukuvavi, respectivamente, o papel das autoridades tradicionais na resolução dos problemas sociais e na contribuição do desenvolvimento das suas comunidades.