Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Julho de 2018 | 13h52 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 13h50

Angola e Cabo Verde reforçam cooperação cultural

Cabinda - Os ministros da Cultura de Angola e Cabo Verde, Carolina Cerqueira e Abraão Vicente, respectivamente, reiteraram nesta terça-feira, em Cabinda, a necessidade da consolidação da partilha de conhecimentos e a cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios culturais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministros da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, e de Cabo Verde Abraão Vicente, assinam declaração conjunta

Foto: Cortesia de Venceslau Mateus

Na declaração conjunta assinada pelos dois ministros, consta ainda a perspectiva de cooperação, no âmbito da CPLP, para a criação e desenvolvimento do mercado comum das artes, cultura e indústrias criativas, celebrar anualmente a Semana da Morna em Angola e Semana do Kizomba em Cabo Verde, em datas por definir.

Na declaração está igualmente expressa a necessidade de se estabelecer um mecanismo de intercâmbio que promova a partilha de experiências e sinergias, bem como a troca de conhecimentos em áreas como a gestão museológica, gestão arquivística e de bibliotecas, direitos de autor e conexos, desenvolvimento do carnaval e a certificação internacional de artesanato.

Os dois ministérios pretendem também promover a troca de experiências no domínio da regulação das indústrias criativas, colaborar na criação de um programa de Bolsas de Acesso à Cultura com base na experiência de Cabo-Verde.

Angola e Cabo-Verde comprometem-se em trabalhar em conjunto para que, com a maior brevidade, se assine um novo acordo de cooperação no domínio das artes, cultura e indústrias criativas, criar um grupo de trabalho que estabeleça as linhas orientadoras da cooperação, que reúna anual e alternadamente para o devido acompanhamento dos programas executivos estabelecidos, bem como garantir a presença regular de artistas e agentes culturais de diversas áreas nos grandes eventos organizados pelos governos de ambos os países.

Falando à imprensa, a ministra Carolina Cerqueira afirmou que se pretende o reforço da cooperação na vertente do património cultural tendo em conta a experiência de Cabo-Verde e pelas especificidades nesta área que Angola quer aperfeiçoar.

Adiantou que estão, desta forma, lançadas as bases para a curto e médio prazo se trabalhar nas acções de promoção da indústria criativa e do turismo cultural.

A ministra realçou que a assinatura das declarações enquadra-se no programa da diplomacia cultural que está em plena sintonia com a diplomacia política.

Já  Abraão Vicente salientou que se trata do primeiro passo para se consolidar o novo quadro de cooperação cultural entre os dois países, reforçando os programas de acção conjuntos.

Adiantou que os dois povos têm laços e uma história comum que os obriga a trabalhar e caminhar em conjunto, promovendo acções que contribuam na preservação, divulgação e valorização da cultura dos dois países.

Angola e Cabo-Verde têm um acordo de cooperação nos vários domínios culturais assinado em 2002.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.

  • 29/01/2019 18:55:43

    Angola declina participação na Bienal de Veneza 2019

    Luanda - O Ministério da Cultura avançou, nesta terça-feira, em Luanda, que, apesar de ter manifestado o seu interesse em participar na 58.ª edição da Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza 2019, em Itália, não foram reunidas as condições e garantias para a participação do país neste evento.

  • 26/01/2019 02:11:03

    Resenha Cultural: Apelo da ministra para participação dos mecenas marca semana

    Luanda - O apelo lançado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, depois da aprovação do regulamento da Lei do Mecenato pelo Conselho de Ministros, para uma intervenção mais activa dos mecenas na valorização, preservação e divulgação da cultura nacional dentro e fora de portas marcou a semana que, hoje, sábado, termina.