Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Julho de 2018 | 19h37 - Actualizado em 09 Julho de 2018 | 19h57

Governador de Cabinda realça importância do traje tradicional

Cabinda - A obrigatoriedade do uso de do trajo tradicional pelos alunos do ensino geral, as quartas-feiras, é uma forma de preservação e valorização das tradições da região, afirmou nesta segunda-feira o governador provincial de Cabinda, Eugénio Laborinho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

realçada importância do traje tradicional (arquivo)

Foto: José Cachiva

O governante, que falava na cerimónia de abertura VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura (Mincult) explicou que a medida visa levar a juventude a valorizar a tradição nacional e mostrar a riqueza do mosaico cultural angolano.

A província de Cabinda, ressaltou, possui um museu regional onde estão expostas peças que retratam o passado histórico da região e não só, um centro cultural cuja finalidade é desenvolver actividades nas áreas da música, dança, artes cénicas e visuais.

Reconheceu que Governo tem estado a desenvolver acções de requalificação de monumentos e sítios e estudos sobre a actividade económica do passado, entre outras actividades de recolha de cervo para o enriquecimento do museu regional.

Enalteceu a intervenção do Mincult aquando do desabamento da parte frontal da Igreja do São Tiago Maior de Lândana, o primeiro monumento histórico classificado, augurando que a sua recuperação seja uma realidade nos próximos tempos.

No encontro, com duração de três dias, os quadros do sector Cultural vão ainda abordar questões ligadas ao património e turismo cultural, à municipalização dos serviços culturais e ao desenvolvimento da indústria cultural.

A reunião inclui igualmente uma mesa redonda ministerial sob moderação de Carolina Cerqueira, bem como visitas a locais turísticos e culturais.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 19/05/2018 11:21:20

    UNAC promove festival musical em Cabinda

    Cabinda - A representação da União Nacional dos Artistas e Compositor (UNAC) em Cabinda promove de 25 a 28 deste mês um festival musical, no âmbito das festas da cidade de Cabinda, informou neste sábado, o seu responsável, António Paulino.

  • 17/05/2018 08:50:33

    Artistas de Cabinda insatisfeitos com UNAC

    Cabinda - Os artistas de Cabinda estão insatisfeitos com o desempenho da comissão directiva cessante da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) e prometem não votar em sua eventual lista, nas eleições da agremiação marcadas para 23 de Junho próximo.

  • 16/05/2018 17:21:39

    Museu Regional de Cabinda com mais de 470 peças

    Cabinda - Quatrocentos e setenta e nove peças museológicas, que retratam os hábitos e cultura dos povos do norte do país, são controladas pelo Museu Regional de Cabinda informou hoje, quarta-feira, o director da instituição, Francisco Ango.