Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Julho de 2018 | 18h34 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 18h34

Igreja de Landana mantém figurino original

Cabinda - O processo de reconstrução da Igreja São Tiago Maior da Missão Católica de Landana, que desabou em Abril em consequência do seu estado avançado de degradação, terá início brevemente, mantendo a sua arquitectónica original, anunciou nesta quarta-feira, em Cabinda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Igreja S.Tiago Maior de Landana da Missão Católica antes de desabar

A governante, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação do estado das infra-estruturas culturais, sítios, monumentos e locais turísticos, avançou que está a ser efectuado um estudo para se aferir o tipo de material usado na construção da igreja para se puder repor com o mesmo padrão.

O processo, segundo a ministra, conta com a parceria do Governo de Cabinda, por se tratar de um património histórico nacional, para se preservar a identidade e a vida espiritual dos habitantes da região.

A ministra descartou a ideia da construção de uma nova igreja, garantindo que tudo será feito para se reconstruir a infra-estrutura, razão pela qual decorrem os trabalhos técnicos e logísticos para se levar a cabo a missão.

Já o pároco Eugénio Cassoma, referindo que o imóvel apresentava fissuras profundas na parte frontal, adiantou que espera pela acção das autoridades que já se comprometeram em reconstruir a infra-estrutura.

O padre afirmou que manifestou confiança na acção do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Província de Cabinda, adiantando que os fiéis aguardam pelo inicio da obra e posteriormente a consequente entrega para voltarem a usufruir da paz espiritual na referida casa de Deus.

 Com 145 anos de existência, a serem completados no próximo dia 25 de Julho deste ano, a Igreja São Tiago Maior de Landana passou a património cultural nacional em Julho de 2013.

Fundada em 1873, por padres Franciscanos, é considerada a primeira missão de evangelização católica na região Austral de África.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.

  • 29/01/2019 18:55:43

    Angola declina participação na Bienal de Veneza 2019

    Luanda - O Ministério da Cultura avançou, nesta terça-feira, em Luanda, que, apesar de ter manifestado o seu interesse em participar na 58.ª edição da Exposição Internacional de Arte - Bienal de Veneza 2019, em Itália, não foram reunidas as condições e garantias para a participação do país neste evento.

  • 26/01/2019 02:11:03

    Resenha Cultural: Apelo da ministra para participação dos mecenas marca semana

    Luanda - O apelo lançado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, depois da aprovação do regulamento da Lei do Mecenato pelo Conselho de Ministros, para uma intervenção mais activa dos mecenas na valorização, preservação e divulgação da cultura nacional dentro e fora de portas marcou a semana que, hoje, sábado, termina.