Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Julho de 2018 | 18h34 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 18h34

Igreja de Landana mantém figurino original

Cabinda - O processo de reconstrução da Igreja São Tiago Maior da Missão Católica de Landana, que desabou em Abril em consequência do seu estado avançado de degradação, terá início brevemente, mantendo a sua arquitectónica original, anunciou nesta quarta-feira, em Cabinda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Igreja S.Tiago Maior de Landana da Missão Católica antes de desabar

A governante, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação do estado das infra-estruturas culturais, sítios, monumentos e locais turísticos, avançou que está a ser efectuado um estudo para se aferir o tipo de material usado na construção da igreja para se puder repor com o mesmo padrão.

O processo, segundo a ministra, conta com a parceria do Governo de Cabinda, por se tratar de um património histórico nacional, para se preservar a identidade e a vida espiritual dos habitantes da região.

A ministra descartou a ideia da construção de uma nova igreja, garantindo que tudo será feito para se reconstruir a infra-estrutura, razão pela qual decorrem os trabalhos técnicos e logísticos para se levar a cabo a missão.

Já o pároco Eugénio Cassoma, referindo que o imóvel apresentava fissuras profundas na parte frontal, adiantou que espera pela acção das autoridades que já se comprometeram em reconstruir a infra-estrutura.

O padre afirmou que manifestou confiança na acção do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Província de Cabinda, adiantando que os fiéis aguardam pelo inicio da obra e posteriormente a consequente entrega para voltarem a usufruir da paz espiritual na referida casa de Deus.

 Com 145 anos de existência, a serem completados no próximo dia 25 de Julho deste ano, a Igreja São Tiago Maior de Landana passou a património cultural nacional em Julho de 2013.

Fundada em 1873, por padres Franciscanos, é considerada a primeira missão de evangelização católica na região Austral de África.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 08/11/2018 07:35:55

    Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

    Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.

  • 08/11/2018 07:32:14

    Angola e Cuba abordam reforço da cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação cultural, com maior incidência na área de formação artística e promoção da literatura dos dois países através da participação Angolana nas feiras do livro e outras actividades culturais em Cuba dominaram a agenda da audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, á embaixadora de Cuba, Esther Gloria Cárdenas.

  • 08/11/2018 07:28:00

    Angola acolhe fórum pan-africano para a cultura de paz em África em 2019

    Luanda - Para abordar aspectos ligados à realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura e Paz em África, Bienal de Luanda, bem como a implementação do Projecto de Formação Doutoral, a ter lugar em Setembro de 2019 no país, a Comissão Multissectorial reuniu na quarta-feira, em Luanda, sob orientação da coordenadora, Carolina Cerqueira.

  • 05/11/2018 03:31:28

    Muzongue da Dipanda com Bonga Kuenda no Centro Cultural Kilamba

    Luanda - O Muzongue da Dipanda marcado para domingo, 11, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, tem como "grande" atractivo musical Barceló de Carvalho "Bonga Kuenda".