Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Julho de 2018 | 23h53 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 23h53

Quadros da cultura destacam inventariação e classificação do património

Cabinda - O continuo processo de inventariação e classificação do património cultural material e imaterial, a cooperação com instituições privadas para o aumento de financiamentos a inventariação e restauro e a uniformização da escrita das línguas nacionais constam entre as recomendações saídas no VI Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura que teve lugar de 9 a 10 do corrente mês, na província de Cabinda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os participantes no evento orientado pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, apontaram ainda a necessidade da produção de informações sobre o património cultural em línguas nacionais, visando a sua utilização pelos órgãos de comunicação social e demais entidades, a promoção e a elaboração de estudos de investigação científica no domínio das línguas nacionais.

No comunicado final lê-se ainda que se deve elaborar o mapeamento das instituições de formação artística a nível do país, quer sejam públicas ou privadas, de nível básico ou universitário, amadoras ou profissionais, implementar o Plano Nacional de Massificação do Ensino Artístico (PLANEARTE), elaborar um estudo amplo sobre a revitalização do carnaval que incorpore as questões financeiras e de organização, bem como organizar um debate nacional sobre o carnaval, como resultado de discussões a nível municipais e provinciais.

Para os participantes deve-se também redinamizar a recolha de informações estatísticas da Cultura com periodicidade regular e de forma sistemática, criar políticas públicas de apoio e de fomento ao empresariado cultural e dinamizar o associativismo cultural para a expansão do conhecimento através do movimento amador em torno das artes, para a criação de novos públicos e para a promoção do turismo cultural.

Defenderam igualmente a redinamizacao  do Centro Internacional de Civilização Bantu (CICBA) por meio da realização de Ministros da Cultura e da nomeação de um Conselho de Administração para uma melhor gestão e aplicação dos recursos financeiros,  a actualização da legislação cultural e propor a aprovação de novos diplomas legais, a criação do sistema Nacional de Arquivos e dotá-lo de racionalidade e operacionalidade para o seu eficiente desempenho.

Entre as recomendações dos quadros do sector consta também que se deve proceder o cadastramento e valorização das autoridades tradicionais, a realização do III Encontro das Autoridades Tradicionais em 2019, a promoção de campanhas de divulgação para implementação e funcionamento do Sistema Nacional de Direitos de Autor e Conexos, o controlo das plataformas religiosas para que não se tornem fomentadoras de proliferação religiosa e a elaboração de estudos em parcerias com as Universidades para a compreensão e solução da problemática da proliferação religiosa. 

Com a participação de quadros do sector e convidados do ministério, entre os quais a ministra do Turismo, Ângela Bragança, o ministro da Cultura de Cabo Verde,  Abraão Vicente, o evento serviu também para uma abordagem sobre a problemática da proliferação do fenómeno  religioso, o papel das autoridades e instituições do poder tradicional  na promoção das autarquias e o redimensionamento dos serviços culturais.

Durante três dias, os quadros do sector cultural, passaram ainda em revista questões ligadas ao património e turismo cultural, a municipalização dos serviços culturais, o desenvolvimento da indústria cultural.

O programa incluiu igualmente uma mesa redonda ministerial sob moderação da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e visitas a locais turísticos e culturais. 

Assuntos Angola  

Leia também
  • 10/07/2018 17:19:43

    Governador de Cabinda aborda papel das autoridades tradicionais

    Cabinda - O governador da província de Cabinda, Eugénio Laborinho, abordou nesta terça-feira com os reis do Uíge e do Cuando Cubango, Muana-Uta Kabamba VII e Muene Mukuvavi, respectivamente, o papel das autoridades tradicionais na resolução dos problemas sociais e na contribuição do desenvolvimento das suas comunidades.

  • 10/07/2018 13:52:28

    Angola e Cabo Verde reforçam cooperação cultural

    Cabinda - Os ministros da Cultura de Angola e Cabo Verde, Carolina Cerqueira e Abraão Vicente, respectivamente, reiteraram nesta terça-feira, em Cabinda, a necessidade da consolidação da partilha de conhecimentos e a cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios culturais.

  • 10/07/2018 13:26:09

    Angola e Cabo Verde unidos para candidatura do ex-Campo de Tarrafal a património mundial

    Cabinda - As repúblicas de Angola e Cabo Verde manifestaram nesta terça-feira, em Cabinda, a intenção da apresentação de uma candidatura conjunta à Unesco para a elevação do ex-Campo de Concentração de Tarrafal a património mundial.