Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

10 Agosto de 2018 | 12h38 - Actualizado em 10 Agosto de 2018 | 16h10

Apresentados resultados de estudo arquitectónico do Centro histórico do Lubango

Lubango - O Centro de Investigação e Estudos Arquitectónicos de Angola (CIEAA), da Universidade Lusíada de Angola (ULA), apresentou hoje, no Lubango, Huíla, os resultados de um estudo arquitectónico sobre o Centro Histórico do Lubango, com a finalidade de elaborar um plano de salvaguarda da imagem original dos monumentos e sítios desta circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da cidade do Lubango

Foto: Morais Silva

Em declarações à Angop, a arquitecta e docente Carol Granada disse que o estudo foi realizado ao longo do ano lectivo 2017, por seis estudantes finalistas  do curso de arquitectura, sob orientação do CIEAA, sobre o tema “Centros Históricos do Lubango”. Os estudantes fizeram uma análise baseado num levantamento feito sobre a realidade do município sede da capital da província da Huíla.

Estudos identicos foram realizados igualmente nos municípios de Luanda, Dundo, Lobito, Benguela e Catumbela, com vista a requalificação dos mesmos.

Da análise feita, cujo levantamento geral foi colectivo, permitiu que os estudantes, de forma individual, elaborassem propostas de planeamento  capazes de contribuir para a requalificação, pois a maioria encontra-se degradado, a fim de se promover o turismo e com ele obter-se receitas.
  
Referiu que Angola tem muitas potencialidades que não são exploradas, não só em termos de património, mas de turismo na vertente cultural, sendo, portanto, pretenção a elaboração de um plano de salvaguarda para o centro histórico do Lubango, abordando temas sobre planeamento, arquitectura e restauro, um projecto que reflecte o resumo das propostas produzidas na realidade identificada e que responde as necessidades da comunidade.

      
Entretanto, os estudantes destacaram que o conceito adoptado para a proposta do Plano Director do Lubango baseia-se na propagação do traçado dos eixos do desenvolvimento urbano e rural, partindo do centro histórico para as comunas circundantes.

O município do Lubango situa-se na zona sudoeste da província da Huíla, entre os municípios de Quilengues, Cacula, Quipungo, Chibia, Humpata e Bibala, este último pertencente a província do Namibe.
 

Tem uma superfície de três mil 140 quilómetros quadrados, com uma população estimada em um milhão de habitantes, segundo projecções do INE referente a 2018.

 

Leia também
  • 08/08/2018 06:01:29

    Dezoito candidatas na gala Miss Huíla 2018

    Lubango - Dezoito candidatas estão apuradas para o Miss Huíla 2018, cuja gala de eleição realizar-se dia 24 deste mês, no quadro da 32ª edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, três anos após o último evento.

  • 07/08/2018 17:15:20

    Artistas nacionais expõem artefactos em feira de artes do Lubango

    Lubango - Mais de 30 artistas das províncias de Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Namibe, Huambo e Huíla expõem desde hoje, no Lubango, diversos produtos culturais, numa feira de artes inserida na 32ª Edição das Festas da Nossa Senhora do Monte.

  • 18/07/2018 18:07:30

    Aberta feira de artefactos no Lubango

    Lubango - Quatro mil e 500 peças de artefactos diversos dos PALOP estão expostos desde a tarde desta quarta-feira, no Lubango, no âmbito do XXVIII encontro internacional da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).