Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Setembro de 2018 | 16h54 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 16h54

Jornalista destaca poesia de Agostinho Neto

Luanda - O jornalista e escritor angolano José Luís Mendonça destacou hoje, quarta-feira, em Luanda, a poesia de António Agostinho Neto como factor de motivação, encorajamento e consciencialização para a luta dos povos oprimidos de Angola, de África e do mundo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Luís Mendonça - jornalista e escritor

Foto: Henri Celso

José Luís Mendonça fez essa referência quando orientava uma palestra no âmbito das actividades alusivas ao pré-centenário de António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola, e do “Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação”, que comemora-se a 17 Setembro.

O orador salientou que a poesia de António Agostinho Neto marcou um dos momentos de viragem no panorama cultural e político no país, já que o primeiro Presidente de Angola possuía o dom de solucionar os problemas, por ser uma pessoa “multicultural”.

Segundo o prelector, a família constituiu uma das grandes fontes de inspiração da poesia de António Agostinho Neto.

“Da mesma forma que escrevia os poemas, Neto também tirava da família forças para travar uma luta incansável contra a opressão colonial”, frisou.

Lembrou que António Agostinho Neto sempre esteve preocupado com os problemas sofridos pelos angolanos com a pobreza, fome, falta de cuidados básicos como a saúde, a educação, ensino, entre outros serviços que eram privados pelo regime colonial.

A poesia de Agostinho Neto, ressaltou, não é só tristeza ou dor, mas também alegria e felicidade e esperança num futuro melhor.

À margem da palestra, organizada pela Fundação DR António Agostinho Neto, foi aberta uma exposição fotográfica sobre “Agostinho Neto e a sua família”.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 05/09/2018 12:26:28

    Ministra destaca qualidade da obra de Bonga

    Luanda - A ministra da cultura, Carolina Cerqueira, destacou nesta quarta-feira, em Luanda, a necessidade de o músico Barceló de Carvalho ?Bonga? continuar a criar obras que continuem a preencher de orgulho a cultura angolana no país e na diáspora.

  • 03/09/2018 22:02:52

    Trinta poetas participam na VI edição do festival nacional de poesia

    Huambo - Trinta poetas idos de diversas províncias do país participam, de 15 a 17 deste mês, no Huambo, na VI edição do festival nacional de poesia, para saudar os 106 anos do planalto central e o mês do poeta maior António Agostinho Neto.

  • 03/09/2018 17:45:56

    Filme "Sexta-feira a Mwangolé" estreia nos cinemas

    Luanda - O filme "Sexta-feira a Mwangolé", que narra o quotidiano dos jovens angolanos, será estreado no dia 14 do corrente mês, nas salas do Zap Cinema e Cine Max, em todo o território nacional.