Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

31 Outubro de 2018 | 18h44 - Actualizado em 01 Novembro de 2018 | 08h03

Ministra destaca valores da unidade e reconciliação no PNCA

Luanda - A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, ressaltou nesta quarta-feira, em Luanda, os valores da unidade e reconciliação nacional, coesão social, o respeito pelas diferenças e a representatividade das várias sensibilidades políticas e culturais , que estão patentes na escolha dos galardoados do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Carolina Cerqueira, Ministra da Cultura

Foto: Rosário dos Santos

De acordo com a governante, que falava em conferência de imprensa, a escolha de Almerindo Jaka Jamba, a título póstumo, que em vida foi membro da Academia Angolana das Letras, político , escritor, diplomata e pedagogo simboliza o exemplo  unificador da Cultura, que rompe as fronteiras das ideias para se concentrar na unidade de valores que enobrecem a Nação Angolana, no seu todo.

Sobre Viriato Da Cruz , Carolina Cerqueira sustentou que a sua vasta e rica obra literária deverá ser mais dissiminada, para ser melhor conhecida e estudada pelas jovens gerações por fazer parte dos anais 

indeléveis  da Cultura Nacional e da História de Angola.

Na ocasião, a ministra apelou aos produtores de espectáculos e aos artistas em particular as do sexo feminino para não banalizarem os seus corpos com práticas lascivas e imorais, que ferem a dignidade e beliscam a imagem das mulheres, atentando contra os bons costumes e a moral pública.

Apelou às instituições judiciais para cooperarem com os serviços culturais das administrações municipais para melhor velar pelo cumprimento da regulamentação referente à realização de actos públicos de índole cultural e que o conteúdo das músicas e de outras actividades culturais constituam matéria de acompanhamento permanente pelos órgãos competentes do Ministério da Cultura e dos governos provinciais.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído nas categorias de literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais, investigação em ciências humanas e sociais, festividades culturais populares e jornalismo cultural.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais importante distinção do Estado Angolano neste sector, tendo como principal objectivo incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar entre os cidadãos ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas da criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da Nação.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/02/2019 17:00:27

    Escritora angolana Helena Dias em antologia no Brasil

    Luanda- A escritora angolana Helena Dias está inserida na antologia de textos literários de escritoras negras afro-brasileiras a ser publicada a 20 deste mês, no Estado de São Paulo (Brasil), soube nesta terça-feira à Angop.

  • 05/02/2019 16:47:25

    João Rosa Santos publica "Etu Mu Dietu" na sexta-feira

    Luanda - "Etu Mu Dietu, Crónicas ao Acaso", o mais recente rebento literário de João Rosa Santos, cujo lançamento estava previsto para Dezembro de 2018, sai apenas a público a 8 deste mês, em acto a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA).

  • 02/02/2019 02:11:17

    Resenha Cultural: Apresentação da Bienal de Paz de Luanda marca semana

    Luanda - A apresentação pública da primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países, marcou a semana que hoje, sábado, termina.

  • 01/02/2019 12:19:24

    Bienal de Paz de Luanda marcada para Setembro

    Luanda - A primeira edição da Bienal de Paz de Luanda - Fórum Pan-Africano da Cultura da Paz em África acontece entre 18 a 22 de Setembro deste ano, com a participação de 12 países.