Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Janeiro de 2019 | 04h14 - Actualizado em 25 Janeiro de 2019 | 04h13

Congresso da mocidade Baptista junta centenas de fiéis no Lobito

Lobito - Perto de trezentos fiéis da Igreja Convenção Baptista de Angola (CBA) participam desde a última quinta-feira até sábado, na cidade do Lobito, em Benguela, no 18º Congresso Nacional da Mocidade, com a finalidade de despertar os jovens para serem vocacionados na sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Orquestra Sinfónica Kapossoka

Foto: portal.angop.ao

Orquestra Sinfónica Kapossoka na Filda 2012

Foto: Angop

Formação no Centro Musical de Kapossoka

Foto: Angop

Formação no Centro Musical de Kapossoka

Foto: Angop

Crentes da Igreja Baptista (CBA)

Foto: Lino Guimarães

“Vocacionados – Todos Somos Chamados Para o Serviço” é o tema do Congresso, promovido pelo Departamento da Mocidade da Convenção Baptista de Angola e que tem como objectivos reflectir sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Mocidade, sobretudo a expansão da igreja e as novas estratégias de evangelização.

Segundo o pastor José Osvaldo Henrique, coordenador da Comissão de Relações Públicas e Protocolo do Departamento da Mocidade, essa temática do evento surge da necessidade de desafiar a juventude Baptista para ser vocacionada, tanto dentro na igreja, quanto nas instituições sociais.

Em declarações à Angop, o também porta-voz do encontro, que reúne jovens de várias partes do país, aponta que a ideia é levar os jovens a perceberem que os vocacionados não são só os pastores ou missionários, mas também todo o “filho de Deus” que procura solucionar os problemas da sociedade, a exemplo dos médicos, professores, jornalistas, entre outros.

Para o pastor José Osvaldo Henrique, a vocação da juventude vai além “das fronteiras da igreja” e estende-se também pelo mundo afora, manifestando-se através de várias profissões, como de mecânico ou de jornalista.

Aquele responsável lembra que os jovens, abaixo dos 25 anos, constituem um terço da população angolana (conforme o Censo 2014) e, por isso, o compromisso deles é assumir diante de Deus a missão de continuar a protagonizar boas acções para o país, sem perder de vista a sua vocação.

“Se Angola vai mudar, vai mudar com os jovens”, reforçou, destacando que os jovens angolanos são chamados para serem influência positiva neste mundo, por um lado, e por outro, agentes do Reino de Deus e resposta para os problemas com que o país se confronta.

Ido da província do Huambo, o responsável pela Comissão de Relações Públicas e Protocolo do Departamento da Mocidade da CBA aponta que, apesar dos enormes desafios que enfrentam, os jovens angolanos estão comprometidos com a transformação do país, principalmente nos sectores da Educação e Saúde.

Paradoxalmente, disse, existem também jovens que se excluem do processo de cidadania, envolvendo-se na criminalidade ou outros males sociais, daí a necessidade da Igreja Baptista discutir e debater sobre esta problemática e as formas de ajudar.

O programa do 18º Congresso Nacional da Mocidade da Convenção Baptista de Angola, que se prolonga até ao dia 26 de Janeiro, conta com palestras sobre os temas: “Cumprindo a missão de Deus na Política”, “Política partidária convém ou não para o cristão” e “Juventude, Sexualidade e Resgate de valores do Reino”.

Leia também
  • 28/01/2019 12:49:02

    Associação quer Carnaval do Lobito como atractivo turístico

    Lobito - O vice-presidente da Associação do Carnaval do Lobito (ACL), Madaleno Constantino, anunciou hoje, segunda-feira, a intenção de fazer do Entrudo uma marca daquela cidade da província de Benguela, a fim de ser reconhecido a nível nacional.

  • 25/01/2019 04:22:28

    Autoridades do Lobito pedem que promotores cumpram regras de espectáculos

    Lobito - O director da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais do Lobito, Henrique Pascoal, alertou, esta quinta-feira, aos promotores de eventos para a importância de cumprirem com rigor as regras sobre promoção de espectáculos e divertimentos públicos, sob pena de incorrerem em pesadas multas.

  • 14/01/2019 21:20:55

    Actores de teatro e bailarinos em formação no Lobito

    Lobito - Actores de teatro e bailarinos participam de hoje até a próxima sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, numa formação que contempla o domínio das artes de encenação e a expressão corporal em palco, sob a égide do colectivo de artes Ndinga Nzola.