Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

29 Novembro de 2019 | 19h29 - Actualizado em 29 Novembro de 2019 | 19h29

Sessenta e nove expositores na feira do artesanato do Dondo

Ndalatando - Setenta e nove expositores participam na X edição da feira do artesanato do Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, aberta hoje, sexta-feira, pelo secretario do Estado da Cultura para as Indústrias Culturais, João Constantino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Expositores na IX edição da Feira do Artesanato do Dondo

Foto: Diniz Simão

Ao discursar no acto de abertura da feira, João Constantino destacou o contributo do evento na promoção e crescimento da actividade cultural e na diversificação da economia das comunidades.

Disse que o Ministério da Cultura vai continuar a melhorar as políticas públicas ligadas ao sector, como a remoção das barreiras ao incentivo da actividade cultural, para promover a geração de riquezas e o desenvolvimento sustentável.

Salientou que a presente edição da feira do artesanato do Dondo decorre num âmbito da transferência de competências na organização do evento do Ministério da Cultura para o Governo da Província do Cuanza Norte, à luz do programa de descentralização e desconcentração das actividades culturais.

Esta medida, ressaltou, privilegia a parceria entre o Ministério da Cultura e o Governo da Província do Cuanza Norte na realização deste evento.

Fez saber que caberá ao Ministério da Cultura a responsabilidade de divulgar, animar e preservar o património cultural da região do município de Cambambe.

Informou que o Executivo propôs à UNESCO a inscrição do corredor do kwanza na lista do património mundial da humanidade, o que se torna imperioso associar este projecto à feira do Dondo.

Por sua vez, o vice-governador provincial para a área Técnica e Infra-estruturas do Cuanza Norte, Mendonça Luís, referiu que a realização da feira visa a reconstituição do antigo entreposto comercial do Dondo, então ponto de convergência mercantil durante o período colonial.

O programa da feira, que decorre sob o lema “Dondo - local tradicional de convergência cultural e negócios”, inscreve ainda a realização de palestras sobre a importância do corredor do kwanza, visitas a locais de interesses histórico-culturais, entre outras actividades.

A IX  edição do evento aconteceu em Dezembro de 2018, na qual participaram 70 expositores.

A feira do artesanato do Dondo tem como finalidade a reconstituição da história do Reino do Ndongo, com destaque ao corredor do kwanza, principal via de penetração colonial ao interior do país.

Leia também
  • 26/09/2019 17:17:02

    Viana e Talatona são hoje atracção na Feira do Empreendedor

    Luanda - Os municípios de Viana e Talatona estarão representados hoje (Quinta-feira) na primeira edição da Feira Cidade do Empreendedor pelo cantor Carlos Lamartine e o Dj Lutonda, respectivamente, segundo o programa geral do evento.

  • 11/09/2019 00:56:58

    Educação no Kilamba Kiaxi estimula criatividade aos alunos

    Luanda - Uma feira de amostras de trabalhos manuais e iniciativas de alunos para incentivar a criatividade e invenções entre a classe estudantil foi aberta terça-feira, no Distrito Urbano da Sapu, no Kilamba Kiaxi, província de Luanda.

  • 10/08/2019 12:12:55

    Prelado clama pela reabilitação da estrada de Massangano

    Massangano - O porta- voz da 9ª edição da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora das Vitorias, Frei Ângelo Kiami, apelou nesta sexta-feira, na província do Cuanza Norte, às autoridades da região no sentido de reabilitarem a via de acesso à sede comunal de Massangano, num percurso de vinte quilômetros, para impulsionar o desenvolvimento da circunscrição.