Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

04 Março de 2019 | 12h50 - Actualizado em 04 Março de 2019 | 12h50

Grupo Jovens Unidos do Património com olhos na revalidação do título

Mbanza Kongo - O grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património, vencedor da edição 2018 do Entrudo na província do Zaire, na classe de adultos, espera revalidar o título na presente temporada, cujo desfile provincial realiza-se nesta terça-feira, em Mbanza Kongo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a porta-voz deste grupo do bairro Sagrada Esperança, em Mbanza Kongo, Mércia João, que falava hoje, segunda-feira, à Angop, o conjunto teve uma preparação aturada de seis meses, período durante o qual foram afinados todos os aspectos organizativos.

Com um ano de existência, assinalado em Janeiro último, o Jovens Unidos do Património reservam um elenco de 120 elementos que levarão ao desfile uma mensagem sobre os preparativos do Festi-Congo, a realizar-se em Julho próximo nesta cidade.

“Estamos bem afinados para entrar no largo Doutor António Agostinho Neto, e mostrar aquilo que fomos ensaiando nos últimos meses, cujo foco principal será a homenagem ao centro histórico de Mbanza Kongo inscrito na lista do Património Mundial”, sublinhou.

Disse que a agremiação vai manter a dança “Kazukuta” que o sagrou vencedor na edição anterior, mas que desta vez vão dançar sob o ritmo da música gravada intitulada “ Nkumbu a Ngudi” que na língua Kikongo significa “Nome da Mãe”.

Outro grupo que também ambiciona conquistar o título da edição 2019 do carnaval é o “Avante a Paz”, do bairro Martins Kidito, em Mbanza Kongo, que já venceu em duas categorias (infantil e em adultos) em 2006.

Segundo o seu comandante, Pedro Manuel, o conjunto promete surpresas e novidades (sem referir quais) no desfile para convencer o corpo de jurado.
 

A mesma intenção foi manifestada também pelo grupo “União dos Jovens de Martins Kidito, fundado ainda este ano (2019) e que se vai estrear neste desfile provincial, segundo o seu presidente, Noé Ndongala.

Para a presente edição vão desfilar 10 grupos na classe infantil e 14 na categoria de adultos, oriundos dos municípios de Mbanza Kongo, Tomboco e Nóqui, sendo que os restantes municípios, Soyo, Nzeto e Cuimba desfilarão nas suas respectivas localidades, contrariamente à edição anterior.

O grupo Ngangula, de Mbanza Kongo, venceu na categoria infantil a edição anterior do Entrudo no Zaire.

 

Assuntos Carnaval   Província » Zaire  

Leia também
  • 02/03/2019 21:28:57

    Falhas organizativas marcam desfile do Carnaval infantil

    Luanda - O Carnaval da classe infantil que realizou-se, neste sábado, na Nova Marginal de Luanda, ficou marcado pelo atraso, de cerca de 50 minutos, do início dos desfiles, e algumas falhas organizativas, tais como o aglomerado de pessoas em zonas restritas.

  • 01/03/2019 18:44:32

    Cultura com quatro milhões para o Carnaval

    Caxito - Quatro milhões e 254 mil Kwanzas é o valor disponibilizado pelo Governo do Bengo para o Carnaval, uma redução comparativamente os sete milhões e 454 mil Kwanzas da edição anterior.

  • 01/03/2019 13:30:32

    Trinta grupos participam do carnaval no Uíge

    Uíge - Trinta grupos carnavalescos, dos quais 15 adultos e igual número de infantis, participam do desfile central provincial do carnaval no Uíge, a acontecer terça-feira, 5 de Março, nesta cidade.