Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Março de 2019 | 20h56 - Actualizado em 05 Março de 2019 | 21h29

Grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património revalida título

Mbanza Kongo - O grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património, do município de Mbanza Kongo, venceu nesta terça-feira, pela segunda vez consecutiva, a edição 2019 do carnaval provincial do Zaire, cujo desfile decorreu no largo António Agostinho Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Zaire: Grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património

Foto: Pedro Moniz Vidal

O grupo alcançou mil e 100 votos entre as 14 agremiações participantes do desfile na categoria de adultos, devendo receber 500 mil Kwanzas de prémio.

Fundado em 2018, altura em que participou também pela primeira vez num desfile provincial, o conjunto retratou os preparativos da primeira edição do Festival Internacional da Cultura “Festi-Congo”.

Este certame realizar-se-á em Julho deste ano, em Mbanza Kongo, com a participação de elencos dos restantes três países RDC, Congo Brazzaville e Gabão que integravam o antigo Reino do Kongo.

O grupo vencedor apresentou a dança Kazukuta, a semelhança da edição anterior.

A segunda posição, nesta categoria de adultos, foi para o grupo Associação das 15 Casas, também de Mbanza Kongo, que participou pela primeira vez no desfile provincial, e receberá 350 mil Kwanzas.

O grupo carnavalesco Menina do Rio Profundo, do município do Nóqui, ocupou a terceira posição, tendo sido agraciado com 250 mil Kwanzas.

Os restantes grupos participantes receberão 50 mil Kwanzas cada como prémio de participação.

Já na classe infantil, o conjunto Sagrada Esperança, também de Mbanza Kongo, manteve a sua hegemonia ao conquistar o seu quarto título em 19 anos de existência, após ter vencido em 2010, 2015 e 2017.

Esta agremiação vai beneficiar de 300 mil Kwanzas de prémio.

No segundo lugar posicionou-se o grupo União das Mangueiras, do Bairro Álvaro Buta, em Mbanza Kongo, e receberá 200 mil Kwanzas de prémio, enquanto a terceira posição coube ao grupo Associação das 15 Casas, que a semelhança dos adultos, também participou pela primeira vez, devendo receber 150 mil Kwanzas.

O prémio de participação na classe infantil, na qual concorreram 10 agremiações carnavalescas, é de 40 mil Kwanzas cada.

O desfile foi testemunhado pelo governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, e por outros membros do seu pelouro.

O grupo carnavalesco Ngangula do município de Mbanza Kongo venceu a edição 2018 do Entrudo, na categoria infantil.

 

Assuntos Carnaval   Província » Zaire  

Leia também
  • 05/03/2019 21:36:34

    Fraca participação de grupos carnavalescos desagrada governadora

    Huambo - A fraca participação de grupos carnavalescos no desfile de adultos, disputado hoje, deixou descontente a governadora da província do Huambo, Joana Lina, que esperava por um Entrudo mais disputado.

  • 05/03/2019 20:57:54

    "Ouro Negro da Tundavala" conquista carnaval pela quinta vez consecutiva

    Lubango - O grupo carnavalesco "Ouro Negro da Tundavala" venceu, pela quinta vez consecutiva, o carnaval do município do Lubango, província da Huíla, ao totalizar 584 pontos, em acto decorrido hoje, terça-feira, na praça João Paulo, seguido do "Esperança do Hoque", com 256 pontos, na categoria de adultos, que contou apenas com dois concorrentes.

  • 05/03/2019 19:59:58

    Ovinjenji vence Carnaval no Huambo com fraca concorrência

    Huambo - O grupo Ovinjenji, do município do Chinjenje, venceu hoje, terça-feira, o Carnaval na classe de adultos, na província do Huambo, num desfile que contou apenas com três concorrentes.