Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

05 Março de 2019 | 20h57 - Actualizado em 05 Março de 2019 | 20h56

"Ouro Negro da Tundavala" conquista carnaval pela quinta vez consecutiva

Lubango - O grupo carnavalesco "Ouro Negro da Tundavala" venceu, pela quinta vez consecutiva, o carnaval do município do Lubango, província da Huíla, ao totalizar 584 pontos, em acto decorrido hoje, terça-feira, na praça João Paulo, seguido do "Esperança do Hoque", com 256 pontos, na categoria de adultos, que contou apenas com dois concorrentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Há quatro anos que a Huíla não realiza o desfile provincial por dificuldades financeiras, sendo que o carnaval do Lubango tem feito a vez.

Dos seis grupos inicialmente inscritos, quatro desistiram do desfile à última da hora, nomeadamente o “Twapandula” do bairro Comercial, “Mãe África” da Comuna da Arimba, ”Ferrovia” e ”União Filhos da Huíla”, cujas razões estão por se  apurar.   

Num evento com pouca adesão de populares, pelo menos 300 pessoas, a melhor rainha, com 98 pontos, a melhor dança com 131 pontos, a melhor canção, com 71 pontos, o melhor comandante com 104 pontos, melhor alegoria, com 100 pontos e o melhor painel, com 77 pontos, todos estes títulos foram igualmente arrebatados pelo grupo “Ouro Negro da Tundavala”.

Na classe infantil, ocupou o primeiro lugar, o grupo Twendey Tukaheteke, com 551 pontos, seguido pelos Muilas, com 547 pontos, e o Estrelinhas do Cristo Rei, com 516 pontos.

Ainda nesta classe, ao grupo vencedor coube os títulos de melhor corte, com 109 pontos, e  a melhor dança, com 140, a melhor canção aos Piôs de Samora Machel do bairro a Luta Continua, com 125 pontos, ao melhor comandante aos Muilas, com 98 ponto e o melhor painel, com 61, foi atribuído as Estrelinhas da Montanha do Cristo Rei.

Ao grupo de dança tradicional da comuna da Huíla, “Okuino yo Mbembwa” foi-lhe atribuído uma menção honrosa. Ao todo, participaram do entrudo 15 grupos carnavalescos, dos 28 previstos, entre os quais 13 infantis e dois adultos.

Pelo quarto ano consecutivo, a Huíla não teve desfile provincial, optou-se pelos municipais, devido a dificuldades de ordem orçamental, sendo que a comissão provincial preparatória do entrudo recebeu do executivo um total de quatro milhões de Kwanzas para os 14 municípios e aventa-se a possibilidade desta festa passar a ser custeada totalmente pelas administrações municipais.

Leia também
  • 05/03/2019 20:56:33

    Grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património revalida título

    Mbanza Kongo - O grupo carnavalesco Jovens Unidos do Património do município de Mbanza Kongo venceu nesta terça-feira, pela segunda vez consecutiva, a edição 2019 do carnaval provincial do Zaire, cujo desfile decorreu no largo António Agostinho Neto.

  • 05/03/2019 19:59:58

    Ovinjenji vence Carnaval no Huambo

    Huambo - O grupo Ovinjenji, do município do Chinjenje, venceu hoje, terça-feira, o Carnaval na classe de adultos, na província do Huambo, num desfile que contou apenas com três concorrentes.

  • 05/03/2019 19:44:27

    Violação de regulamento marca Carnaval em Malanje

    Malanje - Sete dos 14 grupos que participaram hoje (quarta-feira) do desfile provincial do carnaval em Malanje foram penalizados com a retirada de pontos por violação aos regulamentos.