Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

22 Abril de 2019 | 10h45 - Actualizado em 22 Abril de 2019 | 10h48

Cristóvão Neto e David Capelenguela na corrida pela UEA

Luanda- Os escritores Cristóvão Neto e David Capelenguela são os dois candidatos aprovados para as eleições de renovação de mandatos na União dos Escritores Angolanos (UEA), para o triénio 2019/2022, apurou a Angop, nesta segunda-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

fachada principal da sede da União dos Escritores Angolanos

Foto: Pedro Parente

Para presidentes da Mesa da Assembleia-Geral, o candidato Cristóvão Neto tem na lista Jacques dos Santos, enquanto David Capelenguela conta na sua lista com Luís Kandjimbo.

O acto eleitoral está marcado para o dia 4 de Maio, sendo que a campanha se realiza no período de 17 de Abril a 2 de Maio.

Historial

Cristóvão Neto nasceu na província de Malanje em 1964. É membro da União dos Escritores Angolanos

Tem publicado, entre outros, os livros "Sinos d'Alma" e “A Pausa”, menções honrosas do Prémio Sonangol de Literatura, nos anos 1994 e 1998, respectivamente.

Natural de Malanje, Cristóvão Neto, licenciado em engenharia Química por uma Universidade da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

David Capelenguela nasceu na Huíla em 1969. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, onde é mestrando em Ciências Jurídico-Económicas e Desenvolvimento. 

O escritor  tem vários livros já publicados, entre eles “Vozes Ambíguas”, “Acordanua”, “Véu do Vento”, “Gravuras Doutro Sentido”, “Tipo-Grafia Lavrada” e “Verso Vegetal”,

Fundada a 10 de Dezembro de 1975, a UEA é a mais antiga organização cultural da era pós-independência de Angola e foi proclamada pelo primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.

A criação da UEA foi testemunhada por uma vintena de escritores, que se tornaram membros fundadores. Da lista pontificavam nomes notáveis, como Luandino Vieira, Arnaldo Santos, António Jacinto, António Cardoso, Jofre Rocha, Fernando Costa Andrade "Ndunduma" e Aires de Almeida Santos.

A UEA ocupa, no contexto angolano, um estatuto reconhecido de associação prestigiada e com um historial de estabilidade e democracia.

Assuntos Angola  

Leia também