Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

29 Abril de 2019 | 18h04 - Actualizado em 29 Abril de 2019 | 18h04

Grupo Ombembwa aposta na valorização da dança tradicional

Ondjiva - O grupo de dança folclórica Ombembwa da província do Cunene continua apostado na valorização das danças e músicas tradicionais, com o objectivo de perpetuar os valores, hábitos e costumes locais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

grupo de dança tradicional (arquivo)

Foto: Arquivo

Para o efeito, o grupo integrado por 30 membros trabalha arduamente na retransmissão dos seus conhecimentos às novas gerações, através de diferentes participações em festivais nacionais e internacionais.

O coordenador do grupo, Tchikusso Pedro, disse que a dança Ondjadjo é exibida em vários momentos e cenários de alegria e de dor, como em festas de circuncisão, puberdade e casamentos tradicionais.

Trata-se de um estilo de dança com elevado valor sentimental feito por jovens e adultos, que apesar das idades querem continuar fiéis a cultura e defender os valores culturais da etnia Nhaneka –Humbe.

As letras das músicas que acompanham a dança transmitem amor ao próximo, irmandade, perdão, amizade, união, fraternidade, compaixão e paz.

Já o historiador Atanásio Ndafimana enalteceu a valorização da dança tradicional, por representar um signo do povo, pois permitir compreender a simbologia e a mensagem da tradição de cada comunidade.

Fundado a 11 de Novembro de 1992, o grupo tem como objectivo  imortalizar o estilo de dança e música folclórica Ondjandjo.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 23/04/2019 16:50:57

    Escritor lamenta falta de editora no Cunene

    Ondjiva- A inexistência de editoras na província do Cunene está a dificultar a acção de edição e publicação de obras literárias, informou, nesta terça-feira, em Ondjiva, o historiador e escritor Atanásio Mendes Ndafimana.

  • 03/04/2019 14:10:43

    Agentes culturais clamam por salas de exibição no Cunene

    Ondjiva - Agentes culturais da província do Cunene clamam por espaços para exibição de peça teatrais, danças e espectáculos musicais, com vista a massificação das actividades culturais na região.

  • 05/03/2019 17:08:30

    Grupo Vermelho vence Carnaval no Cunene

    Ondjiva - O Grupo Vermelho, na categoria de adulto, do município do Cuanhama, província do Cunene, sagrou-se hoje, terça-feira, vencedor do carnaval edição 2019, com mil e 255 pontos, levando o prémio de 550 mil Kwanzas.