Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

01 Julho de 2019 | 13h48 - Actualizado em 01 Julho de 2019 | 16h41

Docente defende maior valorização do Sona

Dundo - O director-geral da Escola Superior Pedagógica (ESP) da Lunda Norte, Jorge Velozo, defendeu, nesta segunda-feira, a necessidade de se valorizar mais e elevar o ''Sona'', símbolo da cultura tchokwe, a património mundial, tendo em conta a sua importância na comunicação do povo desta região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sona, que significa escrita na areia, era uma forma de comunicação dos ancestrais dessa região do país, que escreviam mensagens por gravuras em paredes de casas, árvores e no chão (areia) nas aldeias, para serem decifradas pelos demais membros da comunidade.

Estas gravuras (sona) de difícil entendimento encontram-se, actualmente, no Museu Dundo, e em um livro que aborda a cultura bantu e já foi retratada numa longa-metragem "Os deuses da água", numa co-produção entre a Argentina e Angola, em 2013.

Actualmente, existem mais de 10 obras científicas publicadas em várias partes do mundo a retratarem o sona, sendo que nenhuma em Angola.

Pesquisas  feitas recentemente, indicam apenas a existência, na altura da gravação da longa metragem, de um ancião, funcionário do Museu do Dundo, que ainda praticava o sona e que foi um dos actores locais do filme.

Para incentivar tal facto, a Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (ESPLN) realiza, a 3 e 4 de Julho, uma conferência internacional sobre Educação da Matemática em Angola, com os Sona no centro da abordagem.

Sob o lema “Por um Ensino de Matemática Inclusivo e de Qualidade, Resgatemos a Etnomatemática dos Povos de Angola”, o evento vai juntar investigadores nacionais e estrangeiros de nacionalidades portuguesa, moçambicana, brasileira, sul-africana e norte-americana.

A conferência é destinada a estudantes, professores, investigadores, gestores e demais interessados.

Leia também
  • 20/06/2019 18:42:12

    Refugiados da RDC realizam actividades culturais

    Lóvua - A exibição de danças, teatro e músicas, que representam hábitos e costumes da cultura da República Democrática do Congo (RDC), preencheram hoje, quinta-feira, o acto alusivo ao 20 de Junho, Dia do Refugiado, no campo do Lóvua, província da Lunda Norte.

  • 05/06/2019 12:00:35

    Museu do Dundo necessita de três especialistas

    Dundo - Três especialistas formados em museologia, arqueologia, etnografia, história natural e antropologia são necessários para a constituição do Conselho Científico do Museu do Dundo, Lunda Norte, de acordo o Estatuto Orgânico.

  • 25/03/2019 15:25:00

    Soberano lunda quer resgate dos hábitos e costumes

    Dundo - As autoridades tradicionais dos municípios de Chitato, Lucapa, Cambulo e Lóvua (Lunda Norte), foram orientadas hoje, segunda-feira, a exercerem seu papel nas comunidades, para o resgate dos hábitos, costumes e valores morais do povo tchokwe.