Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

04 Julho de 2019 | 23h31 - Actualizado em 05 Julho de 2019 | 09h58

Dupla KK homenageada no festival internacional de teatro

Luanda - A homenagem dos actores Júlião Correia e José Gota, da dupla Cómica K.K e a exibição da peça " Escola de mulheres" da Companhia de Teatro TIC - TAC do Cazenga, do dramaturgo francês Mullier, marcou a abertura da 14ª edição do festival internacional de teatro do Cazenga, em Luanda (Festeca 2019).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A peça "escola de mulheres", foi escrita no século XVII, vê-se uma sátira de  um marido que busca uma mulher bela, recatada e fada do lar, achando que, assim, pode evitar a fatalidade de ser traído. Mesmo antes de expressões como feminismo e machismo existirem, esse clássico já levanta discussões sobre a opressão da mulher.

O certame, promovido sob o lema  “Juventude, Arte e Amor, 30 anos a partilhar experiências”, uma iniciativa do centro de animação artística do Cazenga (ANIM’ART), em  parceria  da Acção para o Desenvolvimento Juvenil da GLOBO DIKULU.

O evento vai decorrer de  4 a 14 de Julho, no centro do anim'art, participam  24 grupos entre  nacionais e estrangeiros, com destaque para o Brasil,  África do Sul, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e quatro de províncias de Angola.

Falando à Angop, a directora do Festeca, Felismina  Sebastião disse que durante 10 dias, serão realizadas actividades paralelas, desde exibições de teatro de rua, oficinas de teatro, intercâmbio e cinco conferências, a serem orientadas por directores e actores nacionais e estrangeiros.

Sublinhou que os criadores das  peças cénicas dão forma a imaginação, em busca dos valores nobres da sociedade, por isso, os grupos  foram criteriosamente seleccionados para participarem no Festeca.

Tem como objectivo, o intercâmbio e troca de experientes entre grupos dos diferentes pontos do mundo, bem como oferecer oportunidades aos grupos e companhias de teatro para mostrarem os seus trabalhos.

Cazenga, um dos nove  municípios da província de Luanda, conta  com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro  Kima-kieza e Calawenda.


 

Assuntos Província » Luanda   Teatro  

Leia também
  • 02/07/2019 12:17:49

    Actividades lúdicas marcam os 81 anos da Quiçama

    Luanda - Vários músicos angolanos actuam no próximo sábado, num espectáculo musico-cultural, na vila da Muxima, sede do município da Quiçama, em saudação aos 81 anos da circunscrição.

  • 01/07/2019 16:17:55

    Governo do Bié enaltece acção teatral nas comunidades

    Cuito - O teatro joga um papel fundamental na transmissão de mensagens de civismo, educação moral e conto de histórias sobre os hábitos e costumes junto das comunidades, considerou o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Bié, Carlos Ulombe da Silva.

  • 30/06/2019 03:49:22

    Monólogo abre Circuito Internacional de Teatro

    Luanda - Um monólogo, adaptado da obra do escritor brasileiro Guimarães Rosa intitulada ?A terceira Margem do Rio?, interpretado pelo autor Renato Touzpin, abriu sábado, em Luanda, a 4ª edição do Circuito Internacional de Teatro.