Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

06 Julho de 2019 | 00h35 - Actualizado em 06 Julho de 2019 | 00h34

Resenha Cultural: FestiKongo marca semana

Luanda - A realização da primeira edição do Festival Internacional de Cultura e Artes do Kongo (FestiKongo), na cidade de Mbanza Kongo, marcou a semana cultural que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Vice-presidente visita feira

Foto: Gaspar dos Santos

O evento, que tem o seu fim previsto para o dia 8, segunda-feira, enquadra-se nas jornadas comemorativas do segundo aniversário da inclusão do Centro Histórico de Mbanza Kongo na lista do património mundial da Unesco.

Ao longo da semana, fez igualmente manchete a apresentação do plano estratégico para Centros Históricos  aos membros da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural e Mundial, pelo Ministério do Turismo.

Apresentado durante a reunião da Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, presidida pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, o plano é destinado a transformar os Centros Históricos em centros culturais e recreativos e destinos turísticos de sucesso.  O documento prevê um conjunto de acções destinadas a transformar os Centros Históricos em “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, tal como estabelece o 11º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O apelo do Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, para um trabalho coordenado e integrado entre os departamentos ministeriais e a comunidade de Mbanza Kongo para a dinamização da gestão participativa do património cultural mereceu também destaque na media ao longo da semana.

Para Bornito de Sousa, que falava na cerimónia de abertura da primeira edição do Festival Internacional da Cultura e de Artes do Kongo (FestiKongo), deve-se, igualmente, promover a conjugação de esforços para o desenvolvimento económico e social local, através do turismo, investigação, pesquisa histórica e antropológica.

Teatralmente, foi destaque a homenagem dos actores Julião Correia e José Gota, da dupla Cómica K.K e a exibição da peça " Escola de mulheres" da Companhia de Teatro TIC - TAC do Cazenga, do dramaturgo francês Mullier, na abertura da 14ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (Festeca 2019).

A peça "escola de mulheres" foi escrita no século XVII, vê-se uma sátira de  um marido que busca uma mulher bela, recatada e fada do lar, achando que, assim, pode evitar a fatalidade de ser traído. Mesmo antes de expressões como feminismo e machismo existirem, esse clássico já levanta discussões sobre a opressão da mulher.

O lançamento do livro "Entrevistas com a História", resultado dos 26 anos de comunicação com convidados do programa "Café da Manhã", de José Rodrigues, na rádio Luanda Antena Comercial (LAC), marcou também a semana.

O livro traz subsídios importantes de dez figuras sobre a história política do país, com destaque para o português Mário Soares, a nacionalista Maria Mambo Café e o político Paulo Teixeira Jorge.

A homenagem a Rui Mingas e Manuel Rui Monteiro, durante a 6ª edição do Festival de Poesia e Letras (FESPOL 2019) mereceu também a atenção da media no decorrer da semana.

O festival vai destacar ainda, em documentários, escritores como Agostinho Neto, Alda Lara, Luís de Camões, entre outros.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 04/07/2019 19:33:06

    Lançada obra "Entrevistas com a História" de José Rodrigues

    Luanda - O livro de memórias intitulado "Entrevistas com a História", resultado dos 26 anos de comunicação com convidados do programa "Café da Manhã", de José Rodrigues, na rádio Luanda Antena Comercial (LAC), foi lançado nesta quinta-feira, em Luanda.

  • 02/07/2019 22:48:44

    Governo apresenta Bienal de Luanda a Aliança de Parceiros

    Luanda - A Bienal de Luanda- Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, a acontecer entre 18 a 22 de Setembro, na capital do país e em Benguela, foi apresentada, nesta terça-feira, a Aliança de Parceiros para a Cultura de Paz em África.

  • 01/07/2019 20:38:46

    Quarta edição do "Unitel Festa da Música" incentiva dança e jogos

    Luanda - A 4ª edição do Festival "Unitel Festa da Música", que acontece nos dia 6 e 7 de Julho, em Luanda, vai incentivar a música, dança e jogos, anunciou hoje, segunda-feira, a porta-voz do evento, Dulçana Veiga.