Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

07 Agosto de 2019 | 12h30 - Actualizado em 07 Agosto de 2019 | 17h17

Nairobi acolhe semana da dança kizomba

Luanda - A capital queniana, Nairobi, acolhe, entre os dias 16 e 18 deste mês, a Semana da Dança Kizomba, um evento promocional desta dança angolana sob organização de um grupo de jovens quenianos e sul-africanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o dançarino e coreógrafo queniano, Ronnie Ekessa, que lidera o projecto,  a Semana da Dança Kizomba em Nairobi contará com a participação de angolanos, entre os quais o Mestre Petchu (professor de dança),  Walter Ananaz (músico e compositor), DJ Jó Costa, Manuel Kanza, Bonifácio Aurio, para além de artistas de outros países.

Ronnie Ekessa apaixonou-se pela dança Kizomba/Semba, em 2008, e desde então trabalha na sua divulgação, no Quénia, por considerá-la património cultural africano.

Em 2012, Ronnie Ekessa criou o Distrito de Kizomba, uma organização comunitária, e uma escola orientada para o ensino da dança Kizomba e africana, situada no centro de Nairobi.

Oferece uma plataforma para o aprendizado da Kizomba, Semba, Kuduro, Chakacha, Afro-House e outras danças tradicionais africanas.

Ronnie Ekessa pretende usar a dança Kizomba como um instrumento cultural de inclusão social, onde as pessoas são tratadas de forma igual e defende a ideia de que o maior festival da Kizomba deveria realizar-se em África e não fora do continente como vem acontecendo.

Para abordar a realização do evento, os jovens foram recebidos, na segunda-feira, pelo embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio.

O diplomata aproveitou o encontro para incentivar os promotores do evento à disseminarem a mensagem de que a Kizomba é uma dança originária de Angola, sendo, por isso, um património que deve orgulhar todos os africanos pela sua actual dimensão mundial, desempenhando o papel de unificador de povos de diferentes origens sociais.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 06/08/2019 16:09:48

    Angola e Índia avaliam cooperação cultural

    Luanda - O reforço da cooperação bilateral, nos sectores da cultura e da formação de quadros, marcou a audiência concedida esta terça-feira pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, ao embaixador da Índia, Srikumar Menon.

  • 05/08/2019 19:48:34

    Mayamba lança livro sobre descolonização

    Luanda - A Mayamba Editora publica, quarta-feira, em Luanda, o livro "Da Descolonização-Do protonacionalismo ao pós-colonialismo", de autoria do português Pedro de Pezarat Correia.

  • 03/08/2019 07:09:31

    Resenha cultural: Reunião da Comissão da Bienal de Luanda destaque da semana

    Luanda - A reunião dos membros da Comissão Nacional Interministerial, para avaliar aspectos relativos a realização da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África destacou-se, ao longo da semana que hoje, sábado, termina, na agenda cultural.