13 Agosto de 2019 | 15h17 - Actualizado em 13 Agosto de 2019 | 15h17
Agentes culturais esclarecidos sobre Bienal de Luanda
Luanda - Os agentes culturais e associação de artistas nacionais foram, nesta terça-feira, em Luanda, esclarecidos sobre a realização da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


exposição de peças artesanais (arquivo)
Foto: Pedro Moniz Vidal
O evento, uma organização de Angola, União Africana (UA) e Unesco, vai decorrer de 18 a 21 de Setembro em vários pontos da cidade capital.
Durante o encontro, os fazedores de cultura receberam informações relativas aos objectivos do evento, que vai movimentar a cidade com um guião cultual diversificado, fórum de ideias, debates, palestras e seminários sobre a temática da Bienal.
Segundo o director do Gabinete de Intercâmbio do Ministério da Cultura, Paulo Kussy, a bienal, que vai decorrer apenas em Luanda, destina-se a criação de um movimento africano que possa disseminar a importância da cultura de paz, tendo em conta o desenvolvimento e afirmação dos países africanos em vários domínios, particularmente na defesa dos direitos humanos e das minorias, assim como o combate à corrupção.
Com o evento, o país quer promover também a harmonia e irmandade entre os povos através de actividades e manifestações culturais e cívicas, com a integração das elites africanas e representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, assim como intelectuais, artistas e desportistas.
Por sua vez, o representante do Grupo Kilandukilu, Maneco Viera Dias, considerou que a iniciativa é louvável, por constituir uma oportunidade soberana de Angola mostrar as suas potencialidades culturais, política e sociais.
Referiu que apesar de a apresentação não ter sido aprofundada, a expectativa de o evento é grande e acredita que as coisas sejam feitas de tal maneira que o resultado final seja o desejado.
Assuntos Angola
Leia também
-
11/08/2019 10:03:10
Escritores angolanos entre os semifinalistas do Prémio Oceanos
Luanda - Os escritores angolanos Pepetela e José Eduardo Agualusa estão entre os 54 semifinalistas do Prémio Oceanos 2019, escolhidos por um corpo de jurado de 72 profissionais dentre as 1.467 obras concorrentes.
- 10/08/2019 08:09:34
Resenha Cultural: Avaliação da cooperação Angola e Índia marca semana
Luanda - A análise do reforço da cooperação bilateral, nos sectores da cultura e da formação de quadros entre Angola e a Índia, durante uma audiência concedida pela ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, ao embaixador indiano, Srikumar Menon, marcou a semana cultural que hoje, sábado, termina.
-
09/08/2019 15:40:40
Amazonas Teatro estreia "Alembamento da Cantina"
Luanda - O grupo Amazonas Teatro estreia a peça "Alembamento da Cantina", no dia 18 deste mês, na Liga Africana, em Luanda.