Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

22 Agosto de 2019 | 20h24 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 20h24

Artista destaca evolução das artes plásticas

Luanda - O artista plástico Don Sebas Cassule considerou hoje, quinta-feira, em Luanda, que a prática das artes plásticas em Angola continua a evoluir e a acompanhar a dinâmica social, quer do ponto de vista político, económico e cultural.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Don Sebas Cassule, que dissertava sobre “ Processo criativo nas artes plásticas”, na Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, entende ser importante maior apoio à “arte do belo”, já que, no quadro do sistema económico, a distribuição e o consumo das obras ainda não é o desejável.

O artista referiu que se deve gizar políticas que visam incentivar os criadores a se engajarem, cada vez mais, na arte, tendo em atenção a criação de condições para a venda das obras.  

O autor de várias pinturas, expostas em Angola e no estrangeiro, solicitou aos organizadores da feira do livro e do disco, a prepararem um espaço para a exposição de obras plásticas nacionais, na próxima edição.

Que concorda com esta solicitação, é a jornalista cultural Aminata Goubel “Mama África”, para quem já é tempo de a feira albergar os talentos das artes plásticas angolanas, pois é essencial congregar, num evento como este, tudo aquilo que possa representar a cultura do país.

Nesta quinta-feira, quarto dia da Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, realizou-se ainda um concerto musical do cantor gospel Peter Rodrigues, além da contínua venda e exposição de livros e discos.

Para sexta-feira, esta agendada a palestra sobre “Processo de criação poética”, a ser proferida pelo poeta Bendinho Freitas, enquanto a animação musical estará a cargo do Duo Canhoto e Tonito.

Don Sebas Cassule, nascido aos 12 de Março de 1968, no município de Camabatela, província do Kwanza Norte, é artista plástico, técnico de aeronáutica e oficial da Força Aérea na reserva.
 

Membro da União Nacional dos Artistas Plásticos(UNAP) e da Associação Internacional de Artes Plásticas L'AIGLE DE NICE, sedeada em Nice, França, é autodidacta.

Quanto à galardões, tem dois prémios designadamente “5º Prémio do Conselho Regional PACA “Cidade de Roubion” (França), Segundo Prémio denominado “Convidado de Honra Alexi Mori”, no Grande Prémio Internacional das Artes Plásticas “ L'Aigle de Nice”, na cidade de Nice, França, em 1998.
 

Em Novembro de 2007, ainda no Grande Prémio Internacional das Artes Plásticas "L'Aigle de Nice" foi laureado com o Prémio de Mérito.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 22/08/2019 00:46:35

    Cantora Ângela Ferrão actua na Feira do Livro de Luanda

    Luanda - A cantora Ângela Ferrão foi, na quarta-feira, a principal atracção do terceiro dia da Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, que decorre desde 19 de Agosto, na Baía da capital do país, ao interpretar mais de dez dos seus sucessos musicais.

  • 21/08/2019 05:44:22

    Cultura dos Himba retratada em exposição fotográfica

    Lubango - A cultura dos Himba, um grupo predominante nas províncias do Namibe e Cunene, mais precisamente os seus hábitos, costumes e tradições está desde terça-feira patente numa exposição fotográfica de autoria do Museu Regional da Huíla.

  • 17/08/2019 16:03:03

    ASSAT preocupado com identificação dos reinados no país

    Menongue - A Associação Angolana de Autoridades Tradicionais realiza, a nível nacional, o levantamento histórico dos reis em Angola, no sentido de aferir a veracidade de cada reinado, visando uma adequada uniformização.