Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

23 Agosto de 2019 | 21h10 - Actualizado em 24 Agosto de 2019 | 01h18

Duo Canhoto actua na Feira do Livro de Luanda

Luanda - O grupo musical Duo Canhoto foi, nesta sexta-feira, a principal atracção do quinto dia da Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, que decorre desde 19 de Agosto, na Baía da capital do país, ao interpretar mais de dez sucessos musicais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A dupla apresentou um reportório que lhe é peculiar, com a interpretação de poemas de vários escritores angolanos, com destaque para Agostinho Neto, Maria de Fátima (Chó do Guri), Raul David, bem como o cancioneiro popular angolano.

Entre as músicas destaques para “Instrumental”, “Partida para o contrato”, “Tereza”, “Onjo Sikuete”, “Omboio”, “Ongeya”, “Não me provoquem”, “Agora eu sei”, “Cântico Sofrido”.

Em declarações à Angop sobre os projectos artísticos do grupo, Antero Ekuikui, em representação do grupo, referiu que neste momento o Duo trabalha para que o segundo álbum chegue ao mercado.

“Não queremos deixar o público ansioso como nas outras vezes, pretendemos trabalhar e surpreender na devida altura”, sublinhou.

O artista disse ainda que a feira dá espaço para a promoção da música popular angolana, uma vez ser importante a passagem de testemunho.

Por sua vez, o jornalista Pedro Fernandes considerou o evento como uma forma de pacificar os espíritos, por aliar a leitura e a música, deixando de parte a pressão do trabalho.

Neste quinto dia, registou-se uma maior afluência de crianças que, acompanhadas dos encarregados, procurararam vários títulos infantis, bem como banda desenhada.

Para sábado, está agendada a palestra sobre “O processo criativo no livro “A rosa 29”, a ser proferida pelo filósofo e poeta Avô do Pedro, enquanto a animação musical estará a cargo da cantora Anabela Aya. 

Formado no dia 5 de Junho de 1985, o Duo Canhoto resultou das sessões musicais desenvolvidas nas campanhas de mobilização e entretenimento dos soldados, no interior da então Brigada Artística e Cultural "26 de Agosto", das Tropas de Guarda Fronteira de Angola.

Uma prática cultural, normal nos exércitos, que englobava a dança, teatro e música, numa acção orientada pela extinta Direcção Política das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola).

O Duo Ekuiki e Mito foram vencedores do primeiro festival da canção da Rádio Nacional de Angola (RNA) em 1995 e já estiveram dentre outros países em Cabo-Verde, São Tomé, Moscovo, Portugal. Guilherme dos Anjos Maurício (Mito) é natural de Ndalatando e nasceu em 1966, enquanto que Antero Moisés Ekuikui nasceu na província do Huambo em1962.

Assuntos Cultura  

Leia também
  • 22/08/2019 20:24:16

    Artista destaca evolução das artes plásticas

    Luanda - O artista plástico Don Sebas Cassule considerou hoje, quinta-feira, em Luanda, que a prática das artes plásticas em Angola continua a evoluir e a acompanhar a dinâmica social, quer do ponto de vista político, económico e cultural.

  • 22/08/2019 00:46:35

    Cantora Ângela Ferrão actua na Feira do Livro de Luanda

    Luanda - A cantora Ângela Ferrão foi, na quarta-feira, a principal atracção do terceiro dia da Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, que decorre desde 19 de Agosto, na Baía da capital do país, ao interpretar mais de dez dos seus sucessos musicais.

  • 21/08/2019 05:44:22

    Cultura dos Himba retratada em exposição fotográfica

    Lubango - A cultura dos Himba, um grupo predominante nas províncias do Namibe e Cunene, mais precisamente os seus hábitos, costumes e tradições está desde terça-feira patente numa exposição fotográfica de autoria do Museu Regional da Huíla.