Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

19 Fevereiro de 2020 | 05h27 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 06h01

Bié tem mais de Akz nove milhões para Carnaval/2020

Cuito - Nove milhões e 335 mil kwanzas é valor disponível pelo governo provincial do Bié, para o carnaval edição 2020, a realizar-se a 25 de Fevereiro, com a participação de 22 grupos carnavalescos, entre infantis e adultos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Director provincial do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Bié, Domingos Nilton Capama

Foto: Bartolomeu do Nascimento

A informação é do director provincial do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Bié, Domingos Nilton Capama, em declarações terça-feira à Angop, na cidade do Cuito, sublinhando que neste ano espera de pelo menos 36 mil foliões, vindos dos nove municípios da província.

Com vista a resgatar a mística do carnaval, nesta edição a comissão preparatória decidiu retomar o local anterior, isto é, a avenida Ssagrada Esperança, no centro da cidade ” em detrimento da praça da solidariedade, arredores da capital biena.  

Além do valor referenciado, referiu, a instituição continua aguardar de um outro montante a partir do Ministério da Cultura, no sentido de assegurar condignamente as despesas de deslocação dos grupos carnavalescos, como pagamento do suporte técnico, despesas administrativas, prémios e incentivos do jurado. 

Disse ainda que o jurado, na selecção dos vencedores, vai cingir-se entre vários critérios, a coreografia, composição da canção, mobilização de foliões, cumprimento do tempo, valorização das danças tradicionais, tendo salientado que o júri é composto por pessoas idóneas.

Por outro lado, o responsável lamenta a falta do envolvimento da classe empresarial local e não só, em não patrocinar os grupos carnavalescos, apelando a necessidade de uma mudança de consciência de modo a engrandecer a cultura na província, em particular o carnaval.

Neste momento, afirmou, foram já realizados entrudos nos municípios do Cuemba, Nharea, Chinguar, Andulo, Cunhinga, aguardando somente em Camacupa e Cuito, programados para a próxima quinta-feira (20).

Na edição passada (2019), o grupo Ukungo, do município do Andulo, venceu, na classe de adultos, com 954 pontos.

Na classe infantil, que contou com a participação apenas de três grupos, sagrou-se vencedor o grupo Havemos de Voltar, do município do Cuito, com 904,5 pontos.

O vencedor recebeu como prémio 900 mil kwanzas, enquanto o segundo e terceiro classificados 700 mil e 450 mil kwanzas, respectivamente.

Para a classe infantil, o primeiro classificado ganhou 500 mil kwanzas, o segundo 300 mil, enquanto o terceiro apenas 100 mil kwanzas.

Na mesma edição foi homenageado o grupo Centro Geodésico de Camacupa, vencedor das cinco últimas edições do carnaval da classe de adultos.

Assuntos Carnaval   Província » Bié  

Leia também
  • 15/02/2020 23:17:49

    Carnaval no Huambo orçado em mais de oito milhões de Kwanzas

    Huambo - O Governo da Província do Huambo disponibilizou oito milhões e 528 mil Kwanzas para o orçamento da presente edição do Carnaval, informou, neste sábado, o director do gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade.

  • 15/02/2020 01:18:39

    Tchaco Tcha Utchocwe vence carnaval do Chitato

    Dundo - O grupo carnavalesco Tchaco Tcha Utchocwe, venceu nesta sexta-feira, o desfile municipal do Chitato, na classe de adultos, com 768 pontos e agraciado o prémio de cem mil kwanzas.

  • 14/02/2020 13:01:52

    Falta de subsídios condiciona Carnaval/2020 no Zaire

    Mbanza Kongo- A falta de pagamento dos subsídios aos 18 grupos carnavalescos que participaram no desfile da edição 2019, na província do Zaire, pode condicionar a presente edição do entrudo, na região.