Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 06h57 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2020 | 06h56

Apoios "empurram" grupos do Lobito para marginal da Catumbela

Lobito - Depois de dias de incertezas face às dificuldades financeiras que atrasaram a preparação dos figurantes, a esperada participação dos grupos "Luz e Água" e "Unidos do Lobito" está já confirmada, cinco anos depois, graças aos apoios de empresas locais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

BENGUELA: Grupo carnavalesco Candengue dos Malambas (arquivo)

Foto: António Lourenço

O mar, a pesca e os flamingos são os principais atractivos que marcam a alegoria dos grupos do Lobito, cuja participação quase ficou comprometida devido às dificuldades financeiras para atender às necessidades inerentes aos figurantes, a banda musical, entre outras despesas.

Em declarações à Angop, Manuel Dala, representante do Luz e Água, um dos mais antigos da cidade do Lobito, lembra que, há pouco dias, a exibição era uma incerteza e que, por isso, a Associação do Carnaval do Lobito havia sugerido que se juntasse com os “Unidos do Lobito”, em função da carência de patrocínios.

No entanto, Manuel Dala afirma que essas dificuldades já foram minimizadas, já que a Empresa de Águas e Saneamento do Lobito (EASL), seu patrocinador habitual, acabou por oferecer 200 mil kwanzas, menos cem mil do que em 2019, o que deu para assegurar minimamente a participação no Entrudo.

Por isso, garante a presença do Luz e Água na marginal da Catumbela e que não haverá a necessidade para essa união com outro grupo, dados os apoios recebidos, apesar de insuficientes para acudir todas as necessidades.

“Se a EASL deixar de apoiar o Luz e Água, este grupo histórico vai desaparecer de certeza”, lamentou Manuel Dala, revelando que a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), outra empresa que também patrocinava, deixou de o fazer alegando falta de orientações da Direcção Central.

Também a preparação do grupo Unidos do Lobito tem decorrido “na medida do possível”, como o seu responsável, Beleza Capapelo.

Segundo o responsável, até ao momento está a pressionar o alfaiate para aprontar a indumentária do grupo, trabalhando com oito peças de pano oferecidos pela Comissão Provincial do Carnaval.

Por outro lado, agradece ao Porto do Lobito que disponibilizou um milhão e oitocentos mil kwanzas para as suas despesas, apesar de, como referiu, se sentirem surpreendidos pela subida dos preços, em consequência do Imposto de Valor acrescentado (IVA).

Quanto ao futuro dos grupos carnavalescos, Beleza Capapelo manifestou tristeza pelo estado de quase abandono em que se encontram os fazedores do Carnaval. “Tirando a visita do administrador municipal, Carlos Vasconcelos, no sábado, mais nenhuma instituição nem autoridades tradicionais apareceram para dar uma palavra de incentivo).

Ao som de estilos musicais típicos da região e danças tradicionais, vão tomar de assalto a marginal da Catumbela, nesta terça-feira, 21 grupos da província de Benguela, com destaque para 12 de adulto.

O Bravos da Catumbela é o detentor do título de 2019, contando na sua galeria com 27 troféus do Carnaval benguelense.

Assuntos Carnaval  

Leia também
  • 25/02/2020 06:51:38

    Grupos carnavalescos do interior já em "festa" na Catumbela

    Catumbela - Pelo menos quatro, dos seis municípios do interior da província de Benguela que vão participar da fase final do Carnaval/2020, já se encontram na vila da Catumbela, palco da competição desta terça-feira, envolvendo nove grupos infantis e 12 de adultos.

  • 24/02/2020 22:37:32

    Inovação e criatividade marcam desfile da classe A

    Luanda - Inovação e criatividade na dança, indumentária e nas canções marcaram o desfile dos grupos da classe A do Carnaval de Luanda, nesta segunda-feira, evento assistido pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 24/02/2020 21:12:47

    Mais de 400 efectivos da polícia asseguram Carnaval na Catumbela

    Lobito - Quatrocentos e cinquenta agentes afectos a vários órgãos do Comando Provincial de Benguela da Polícia Nacional, incluindo os serviços de bombeiros, estão em prontidão para o asseguramento do desfile do Carnaval edição 2020, a realizar-se nesta terça-feira (25), na marginal do município da Catumbela, apurou a Angop.