Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 07h14 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2020 | 07h14

Dundo "acorda cinzenta" em dia de festa de Carnaval

Dundo - A cidade do Dundo, província da Lunda Norte, acordou hoje, terça-feira, cinzenta e com nevoeiros, em função da chuva que se fez sentir ao longo da madrugada, mas as suas ruas apresentam já um trânsito movimentado para a festa do Carnaval 2020.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA NORTEL: CENTRALIDADE DO MUSSUNGUE

Foto: HÉLDER DIAS

Normalmente, à estas horas, a cidade começa a registar o nascer do sol, mas em função da chuva que começou a cair por volta das 00h00, o clima é de frio e o céu está totalmente coberto de nuvens escuras, ameaçando mais uma queda pluviométrica.

A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Esmeralda Maximata, afirmou que a chuva, caso volte a cair, não condicionará a realização da maior festa popular.

Pelas ruas há um registo de trânsito automóvel e de pessoas que leva a considerar que a partir das 10h00 de hoje, terça-feira, a Avenida Agostinho Neto, na Centralidade do Mussungue, estará cheia durante o desfile dos 26 grupos carnavalescos (infantis e adultos).  

No palco da festa (Avenida Agostinho Neto) estão já no terreno membros da Comissão Provincial do Carnaval, fazendo os últimos acertos, como a melhoria da decoração, limpeza da pista de dança, montagem do aparato sonoro, entre outros.  

A Policia Nacional vai posicionando os seus efectivos nos pontos estratégicos para contrapor qualquer acto de vandalismo que venha por em causa o desfile.

Está previsto para este desfile, a exibição de 26 grupos, sendo 11 infantis e 15 adultos provenientes dos dez municípios que compõem a provincia (Lucapa, Lubalo, Chitato, Lóvua, Capenda Camulemba, Cambulo, Cuilo, Cuango, Xá-muteba e Caungula).

Cada grupo, que irá intervir na pista de exibição de 60 metros de comprimento e 30 de largura, terá 10 minutos para mostrar ao jurado os seus argumentos e suas técnicas.

Leia também
  • 25/02/2020 07:09:20

    Txianda domina estilo de dança do Carnaval da Lunda Norte

    Dundo - Vinte dos 26 grupos vão desfilar na pista da Avenida Agostinho Neto, a partir das 10 horas de hoje, terça-feira, no Dundo, dançando Txianda, estilo que caracteriza e identifica etnia Côkwe, na província da Lunda Norte.

  • 25/02/2020 07:01:33

    Mais de 500 efectivos asseguram festa do Carnaval na Lunda Norte

    Dundo - Quinhentos e vinte e seis efectivos dos diferentes órgãos do Ministério do Interior, nomeadamente Bombeiros, Polícia de Intervenção Rápida, Ordem Pública e de Trânsito, asseguram hoje, terça-feira, a festa do Carnaval 2020, na província da Lunda Norte.

  • 20/02/2020 13:20:37

    Akixi Txianda recebe apoio e dança no Carnaval

    Dundo - Depois de anunciar a sua desistência do Carnaval 2020, em Janeiro do ano em curso, o grupo Akixi Txianda recebeu o apoio financeiro do governo local para desfilar no Entrudo, confirmou hoje, quarta-feira, o seu responsável, Estêvão Chirianze.