Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

24 Fevereiro de 2020 | 18h25 - Actualizado em 24 Fevereiro de 2020 | 18h25

Exibição de máscaras tradicionais retorna cinco anos depois

Menongue - Cinco anos depois, a direcção da cultura no Cuando Cubango retomou hoje (domingo), a apresentação de mascarados tradicionais (Tungandzi) à população de Menongue, capital da província, como forma de incentivar as novas gerações a valorizarem, cada vez mais, a cultura regional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foram no total 16 palhaços que, cada um ao seu ritmo, exibia a sua dança que demonstra as raízes da tradição daquele povo, uma acção cultural que teve a duração de mais de quatro horas, e que contou com as presenças do governador da província, Júlio Bessa, e outros membros do seu pelouro.

Em declarações à Angop, o coordenador adjunto da comissão local organizadora do Carnaval, Afonso Rafael Dala, explicou que a exibição visa igualmente a divulgação histórica da riqueza cultural.

Para o também director provincial do Gabinete da Cultura, a realização desta exibição constitui um incentivo aos jovens para conheceram a cultura local, bem como a transmissão destes valores.

Para a presente edição, cujo desfile acontece terça-feira, estão inscritos 21 grupos, sendo 11 de classe infantil e 10 adultos.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional no Cuando Cubango, António Maria, assegurou hoje (segunda-feira), que estão mobilizados efectivos dos diferentes órgãos que compõem a delegação do Ministério do Interior, para assegurar a segurança durante o Entrudo.

Já o responsável do INEMA no Cuando Cubango, Domingos Cambinda, referiu estarem disponíveis três ambulâncias com um médico cada, dez (10) enfermeiros e medicamentos para acudir eventuais casos.

Leia também