Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

25 Fevereiro de 2020 | 07h09 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2020 | 07h08

Txianda domina estilo de dança do Carnaval da Lunda Norte

Dundo - Vinte dos 26 grupos vão desfilar na pista da Avenida Agostinho Neto, a partir das 10 horas de hoje, terça-feira, no Dundo, dançando Txianda, estilo que caracteriza e identifica etnia Côkwe, na província da Lunda Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

GRUPO CARNAVALESCO SE EXIBINDO COM TXIANDA

Foto: QUINTAS BENJAMIM

A txianda é uma dança recreativa e comemorativa, usada para a recepção de grandes entidades governamentais ou tradicionais, em determinada aldeia, como forma de saudação, agradecimento e demonstração da felicidade da comunidade visitada.

Ela é também praticada durante a festa do Mucanda, ou seja, no dia da saída dos adolescentes da circuncisão, uma festa na comunidade para a recepção dos rapazes que ficam um ano fora dos pais, acampados na mata, sob controlo do txumba cambungo (guardião do Mucanda).

Foi criada pelas mulheres, com  o Txissela e o Ulengo (outras danças comemorativas e recreativas), para celebrar a maturidade do filho que passa da adolescência para a fase adulta, cujos bailarinos usam na cintura a Mafunha e o Mwia (panos enrolados), bem como mazombo.

Estarão igualmente em evidência, as danças kandowa, txissela, kassekumuna, maringa, bem como os instrumentos tradicionais, com realce para o Ngoma (tambores/batuque).

Leia também
  • 25/02/2020 07:01:33

    Mais de 500 efectivos asseguram festa do Carnaval na Lunda Norte

    Dundo - Quinhentos e vinte e seis efectivos dos diferentes órgãos do Ministério do Interior, nomeadamente Bombeiros, Polícia de Intervenção Rápida, Ordem Pública e de Trânsito, asseguram hoje, terça-feira, a festa do Carnaval 2020, na província da Lunda Norte.

  • 25/02/2020 06:57:08

    Apoios "empurram" grupos do Lobito para marginal da Catumbela

    Lobito - Depois de dias de incertezas face às dificuldades financeiras que atrasaram a preparação dos figurantes, a esperada participação dos grupos "Luz e Água" e "Unidos do Lobito" está já confirmada, cinco anos depois, graças aos apoios de empresas locais.

  • 25/02/2020 06:51:38

    Grupos carnavalescos do interior já em "festa" na Catumbela

    Catumbela - Pelo menos quatro, dos seis municípios do interior da província de Benguela que vão participar da fase final do Carnaval/2020, já se encontram na vila da Catumbela, palco da competição desta terça-feira, envolvendo nove grupos infantis e 12 de adultos.