Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Setembro de 2020 | 20h15 - Actualizado em 15 Setembro de 2020 | 21h23

Prémio incentiva criatividade literária - ministra da Cultura

Luanda - O Prémio Literário Sagrada Esperança contribui para o incentivo à criatividade literária entre os autores nacionais, estimulando-os a serem melhores e aumentando a sua responsabilidade, afirmou, nesta terça-feira, em Luanda, a ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, entrega diploma a Dias Neto

Foto: Francisco Miudo

Discursando na cerimónia de entrega do Prémio ao vencedor da edição 2018, sublinhou que há 40 anos que o Prémio Literário Sagrada Esperança, instituído em homenagem ao Poeta António Agostinho Neto, tem reconhecido o mérito dos autores angolanos.

O prémio, segundo a ministra, tem promovido valores literários inerentes à produção do imaginário cultural das comunidades sócio-culturais e a identidade cultural angolana, contribuído também para a divulgação da literatura, sendo uma mais-valia para a melhoria da relação desta com a sociedade.

“É nisto que se cinge a importância da atribuição deste Prémio, apesar do momento que vivenciamos, momento difícil, cuja causa é por todos nós conhecida”, frisou.

Conforme Adjany Costa, o actual momento acarreta consigo muita dor e sofrimento para as famílias e desestrutura todo um funcionamento normal da sociedade.

Em relação a obra vencedora “A festa dos porcos”, texto de ficção de autoria de Francisco Neto, a ministra disse que leva a uma reflexão e a entendimento de determinados acontecimentos históricos ocorridos na década de 60.

Adjany Costa espera que este momento sirva para motivar os demais escritores angolanos a escreverem mais e a participarem dos concursos literários, sendo que todos sairão vencedores, pois a leitura ocupa o lugar da ignorância.

“Ao vencedor, os nossos parabéns, fazendo votos de que continue brindando os angolanos, e não só, com as suas obras, proporcionando-nos momentos de muito boa leitura e aquisição de novos saberes”, felicitou a ministra.

Historial do prémio e da obra

O prémio Sagrada Esperança é organizado em parceria com a Fundação Dr. António Agostinho Neto e o Banco Caixa Angola, que patrocina a iniciativa.

Ao vencedor cabe o prémio de 1.500.000 kwanzas, um diploma, um troféu e a edição da obra.

Constitui uma homenagem ao poeta António Agostinho Neto e é dirigido a autores angolanos, com ou sem obras publicadas.

A iniciativa visa promover o enriquecimento do universo simbólico e do imaginário da língua portuguesa, através do discurso literário, incentivar a criação literária entre os autores nacionais bem como assegurar o surgimento habitual e alargado de novas obras editadas.

De periodicidade anual, o concurso visa incentivar a criação literária entre os autores nacionais e o surgimento de mais obras editadas.

Criado em 1980 pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), agora convertido em Instituto Nacional de Indústrias Culturais (INIC), o Prémio foi ganho pela primeira vez pelo escritor Manuel Rui, com a novela “Quem Me Dera Ser Onda”.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/09/2020 20:49:36

    FAAN mantém defesa dos princípios do patrono

    Luanda - A Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) continuará a defender, de forma vertical, vigorosa, abnegada e pertinente os princípios do patrono, disse, nesta terça-feira, em Luanda, o administrador executivo da Fundação, Amarildo da Conceição.

  • 15/09/2020 20:07:04

    Francisco Neto conquista Prémio Sagrada Esperança

    Luanda - Com a obra "A Festa dos Porcos", o escritor Francisco Agostinho Dias Neto foi distinguido, nesta terça-feira, com o Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2018, numa promoção do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e a Fundação Dr. António Agostinho Neto.

  • 12/09/2020 22:35:55

    Bruxelles Press Club acolhe exposição sobre Neto

    Luanda - Uma exposição fotográfica sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi inaugurada, na sexta-feira, no Reino da Bélgica, no quadro das festividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.