Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Junho de 2017 | 06h50 - Actualizado em 18 Junho de 2017 | 17h26

Angola busca incremento de relações de cooperação económica com EUA

Luanda - A aproximação e incremento das relações de cooperação económica e comercial entre Angola e os Estados Unidos da América esteve quinta e sexta-feira em análise no encontro de trabalho entre o cônsul-geral de Angola em Los Angeles e a governadora do Estado de Oregon.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Martinho Bachi Codo - Cônsul-Geral de Angola em Los Angeles (arq.)

Foto: Francisco Miúdo

De acordo com um comunicado de imprensa da Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América, Martinho Codo e Kate Brown passaram em revista as possíveis áreas de cooperação de interesse comum, sobretudo na agricultura, educação, saúde e geminação de cidades.

A nota refere que foi discutido o estabelecimento de parceria baseada na transferência de tecnologia e know-how, bem como investimento estrangeiro, principalmente nos domínios da agricultura, madeira e indústria transformadora, de acordo com as prioridades do programa do Executivo angolano para a diversificação da economia.

Durante a visita ao Estado americano de Oregon, o cônsul-geral de Angola em Los Angeles abordou igualmente, com o prefeito da cidade de Bevearton, questões relacionadas com o desenvolvimento de laços económicos-comerciais fortes entre Angola e aquela região dos EUA.

Nessa reunião, acrescenta o documento da Embaixada, ficou acordada a deslocação de uma missão empresarial a Luanda, num futuro próximo, na qual participarão representantes do gabinete para o Desenvolvimento Económico da governadora do Estado e empresários locais ligados aos mais variados domínios.

Neste contexto, tendo em consideração o aumento das trocas comerciais entre ambos os países, foram identificados produtos angolanos que poderão entrar no mercado americano, nomeadamente o mel do Moxico, cerveja nacional e artesanato.

A visita também permitiu encontros frutíferos com empresas interessadas na importação dos produtos nacionais e manifestaram o engajamento para a realização da futura missão empresarial.

No final da missão, Martinho Codo encontrou-se com o corpo directivo da comunidade angolana residente naquele Estado, estimada em cem membros, para saudação e auscultação de principais problemas jurídico-consulares e outros.

O Estado de Oregon é situado ao norte da Califórnia e constitui um dos 14 Estados, sob jurisdição do Consulado Geral da República de Angola em Los Angeles.

É o 33º Estado da União, com quatro milhões e 93 mil 465 habitantes, e economia dinâmica e robusta, que lhe permite ocupar um dos primeiros lugares na classificação de todos os Estados, em termos de melhoria de emprego e diminuição do desemprego. Em 2016, o PIB do Estado de Oregon foi de 226,8 bilhões de dólares, ocupando o 25º lugar nos Estados Unidos.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 15/06/2017 15:17:29

    Diplomatas consideram relações entre Angola e República Saharuí excelentes

    Luanda - As relações bilaterais entre as repúblicas de Angola e Árabe Democrática Saharauí foram hoje (quinta-feira), em Luanda, consideradas de excelentes pelo ministro dos Negócios Estrangeiros deste país, Mohamed Salem Salek.

  • 09/06/2017 11:17:41

    Angola: Presidente da República confere posse a dirigentes do Estado

    Luanda- O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, conferiu posse, nesta sexta-feira, no Salão Nobre do Palácio Presidencial, em Luanda, aos governadores das províncias de Benguela e Namibe, respectivamente, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade e Carlos da Rocha Cruz.

  • 08/06/2017 20:00:59

    Angola: Presidente exonera embaixadores na RDCongo e Sérvia

    Luanda - Os embaixadores de Angola na República Democrática do Congo, Emílio José de Carvalho Guerra, e na República da Sérvia, José João Manuel, foram exonerados hoje, quinta-feira, dos respectivos cargos, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.