Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Janeiro de 2018 | 19h19 - Actualizado em 09 Janeiro de 2018 | 08h52

Autoridades tradicionais devem redobrar esforços no combate á imigração ilegal

Cabinda - As autoridades tradicionais na província de Cabinda foram hoje, segunda-feira, encorajadas a redobrar os esforços no combate contra a imigração ilegal na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cabinda: Imigrantes ilegais da RDC

Foto: Angop-Cabinda

Cabinda:Cabinda:Governador de Cabinda, Eugénio Laborinho

Foto: Pedro Parente

O apelo é do governador de Cabinda, Eugénio César Laborinho, durante a reunião metodológica sobre a adopção de modelo mais abrangente de combate à imigração ilegal, promovido pela delegação do Minint.

O governador indicou, como principais eixos neste combate, a busca de mecanismos para se acabar com o auxílio ou guarida daquelas cidadãos que ainda persistem nesta prática. "Temos algumas indicações de redes de pessoas que fazem esse trabalho e serão combatidas cada vez mais", disse.

Salientou, como exemplo, os usuários dos principais mercados da cidade de Cabinda, e não só. "Podemos afirmar que a maioria dos cidadãos que usam os quiosques de venda no mercado de S.Pedro são estrangeiros ilegais. Isso só já é preocupante porque alguém os coloca lá e os legaliza. Vamos combater essa situação", advertiu.

Eugénio Laborinho, que esteve ladeado do comissário Eusébio Domingos e Costa, delegado do Minint e comandante provincial da policia em Cabinda, acrescentou que actos criminosos violentos, como homicídios, furtos e roubos, assaltos a residências a mão armada, branqueamento de capitais, comercio ilegal e trafego de combustíveis e de seres humanos"são exercidos por cidadãos estrangeiros ilegais.

"Essa situação deve acabar. Por isso temos que unir esforços e denunciar todos aqueles que apoiam essa mal para que possamos combater seriamente a imigração ilegal na província", disse.

Participaram do encontro, que decorreu na sala de reuniões das secretarias provinciais, autoridades tradicionais (regedores e sobas), coordenadores de bairros, diretores do SME e SIC , Procurador provincial e responsáveis dos sectores de Identificação Civil  e membros dos conselhos consultivos do Minint e do Comando Provincial da Policia Nacional.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 20/03/2018 15:57:31

    Comandante quer espírito de missão na protecção das fronteiras

    Cabinda - Os efectivos da Unidade de Polícia de Guarda Fronteira (PGF) de Cabinda devem manter o espírito de missão e patriotismo na defesa e protecção dos limites fronteiriços do país, quer sejam terrestres, fluviais e marítimos, afirmou hoje, terça-feira, o comandante provincial da Polícia Nacional, Eusébio Domingos e Costa.

  • 18/03/2018 15:56:22

    Cabinda: Expulsos 396 imigrantes clandestinos

    Cabinda - Trezentos e 96 estrangeiros foram expulsos administrativamente da província de Cabinda, de 06 a 13 do corrente mês, por estadia em situação migratória irregular no território angolano.

  • 09/03/2018 15:27:13

    Desmantelado grupo de supostos marginais em Cabinda

    Cabinda - Um grupo de supostos marginais, denominado “Espoir”, foi desmantelado nos últimos sete dias, na província de Cabinda, pela Polícia Nacional, informou nesta sexta-feira a corporação, em comunicado.

  • 08/03/2018 15:42:39

    Cabinda: Palestra sobre contributo da mulher marca comemorações do 08 de Março

    Cabinda - Uma palestra sobre "o contributo da mulher na edificação de uma nova era" marcaram hoje, quinta-feira, em Cabinda, as comemorações do 08 de Março, dia Internacional da Mulher.