Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Junho de 2018 | 19h34 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 19h34

Responsável realça importância da formação para êxito das autarquias

Moçamedes - O governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, afirmou hoje, nesta cidade, que a província precisa de quadros bem formados nos diversos sectores da vida política, económica e social, com vista a enfrentar os desafios que se impõem futuramente nos municípios, referindo-se da realização das autarquias locais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe:Governador do Namibe, na cerimonia de encerramento da formação sobre sistema de informação basica municipal, promovido pelo Fundo de Apoio Social no Namibe

Foto: osvaldo serafim

Falando no acto de encerramento da acção formativa, sobre sistema de informação básica municipal, promovida pelo Fundo de Apoio Social, Carlos da Rocha Cruz apontou a necessidade de aumentar o grau de formação no seio dos quadros administrativos, e não só, para que na altura da realização das autarquias locais os municípios possam, de facto, ter presidentes das câmaras municipais, autarcas e funcionários das autarquias, com conhecimentos necessários de acordo a realidade do país.

“Portando, as eleições autárquicas não podem ser vista de uma forma isolada, temos um conjunto de actividade que serão  desenvolvidas e que irão facilitar este processo, como a formação dos futuros presidentes das câmaras municipais, os autarcas e os próprios funcionários das autarquias, administradores e até mesmo os governadores, onde cada um devera saber qual é o seu papel dentro deste processo", disse.

Afirmou ainda que o processo da descentralização dos poderes já começou a se sentir em todo o país, onde algumas responsabilidades já estão a ser feitas a partir das administrações municipais, de acordo com o decreto presidencial 208, de 2017.

Disse ainda que, futuramente, as administrações municipais terão a responsabilidade de realizar acções formativas no seio dos seus quadros, para que cada um possa exercer a sua função com maior clareza, responsabilidade e dedicação.

“Apelamos aos administradores municipais para actualizarem os dados da sua localidade, facilitando assim a sua governação, do governo provincial e central”, acrescentou.

Por seu turno, o director do Fundo de Apoio Social no Namibe, Manuel Esteves, disse que esta formação vai permitir a recolha de maior número de dados dentro dos municípios e o seu respectivo tratamento, permitindo deste modo que a tomada de decisões seja efectiva e correcta e não desperdiçar os recursos humanos e financeiros nos próximos anos económicos.

“Esta ferramenta tem muita importância a nível dos municípios, província e nacional, pois o país vai realizar as eleições autárquicas e com a proposta do gradualismo esta ferramenta será muito necessária neste processo”, sublinhou.

Participaram nesta acção formativa, que decorreu durante dois dias, administradores municipais, técnico de recolhas de dados, chefes de repartições municipais dos sectores de educação, saúde e de gabinete de estudo e planeamento.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 14/06/2018 17:12:31

    Efectivo da Polícia exortado a pautar pelo espírito de coesão e disciplina

    Moçâmedes - O delegado provincial do Ministério do Interior no Namibe, comissário Alberto Sebastião Mendes, apelou hoje, nesta cidade, aos efectivos dos órgãos que integram esta corporação, a pautarem pelo espírito de coesão e disciplina, de forma a fortalecer a unidade no combate a vários males que enferma a sociedade.

  • 13/06/2018 16:54:52

    Autarquias vão permitir permanência de quadros nos municípios

    Moçâmedes - O secretário-geral do partido de Renovação Social (PRS), Rui Malopa Miguel, afirmou hoje, nesta cidade, que a implementação das autarquias locais, a ter lugar em 2020, permitirá a permanência de quadros dos diferentes sectores da vida económica e social nos municípios.

  • 09/06/2018 20:43:01

    Isaías Samakuva ressaltou necessidade de maior coesão e unidade entre os militantes

    Moçâmedes - O presidente da Unita, Isaías Samakuva, ressaltou sexta-feira, na região, a necessidade de uma maior coesão e unidade nacional no seio da massa militantes, quadros e simpatizantes desta formação política, para que os objectivos traçados possam ser alcançados.