Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

01 Novembro de 2019 | 18h01 - Actualizado em 01 Novembro de 2019 | 18h01

Detido ex-director dos Antigos Combatentes no Bié

Cuito - O ex-director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Bié, Jacinto dos Santos José, encontra-se detido, desde quarta-feira última, na sequência de um mandado de captura da Procuradoria Geral da República(PGR), por indícios de prática do crime de peculato.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sob o mesmo há também suspeitas do cometimento dos crimes de branqueamento de capitais, corrupção e recebimento indevido de vantagem, confirmou hoje (sexta-feira), o sub-procurador-geral da República no Bié, João Carlos, que justificou a detenção para evitar a continuação da destruição de provas materiais.

No quadro do mesmo processo, foram também detidos os chefes dos departamentos de Administração e Gestão, Silvestre Cossengue,  e dos Antigos Combatentes,  Alcides Kapangue.

No âmbito de combate à corrupção, o sub-procurador-geral da República no Bié informou que estão em fase de instrução preparatória dez processos.

Nomeado em 2016, Jacinto António dos Santos José, que dirigiu o sector do Antigos Combatentes durante três anos, foi exonerado em Setembro deste ano.

O sector dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Bié tem mais de nove mil associados e perto de dois mil e 500 aguardam pelo cadastramento.

No Bié, a ex-administradora do Chinguar, Beatriz Napende Diniz, está a ser julgada pelo Tribunal Provincial desde 16 de Agosto deste ano por desvio de fundos públicos, peculato, associação criminosa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, participação em negócios e tráfico de influência.

No mesmo processo, sob número 219/2019, são, igualmente, arrolados outros 21 co-réus, acusados de defraudar o Estado angolano em AKZ 296 milhões 711 mil e 773.

Já em Março de 2019, o Tribunal local condenou o ex-director do Gabinete Provincial da Educação, Basílio Caetano, a seis anos e quatro meses de prisão, com a pena suspensa, por crimes de corrupção passiva e cobrança ilegal de emolumentos no concurso público do sector em 2018.  

Ao réu, que imediatamente recebeu ordem de soltura, foi-lhe ordenado restituição do valor cobrado aos quatro mil 671candidatos ao último concurso público do sector da educação, na ordem de quatro milhões 371 mil e 500 kwanzas e outros 400 mil kwanzas de taxa de justiça.  

Assuntos Crime   Província » Bié  

Leia também
  • 28/10/2019 12:42:14

    UNITA elege delegados para congresso ordinário

    Luanda - O XIII Congresso Ordinário da UNITA, a realizar-se de 13 a 15 de Novembro, em Luanda, terá a participação de 1.150 delegados oriundos de todas as províncias do país.

  • 23/10/2019 20:01:18

    Candidatos à presidência da UNITA tentam convencer eleitorado

    Luanda - Os candidatos à presidência da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, Alcides Sakala e José Pedro Kachiungo desdobraram-se hoje, quarta-feira, pelas província do Bié, Cuanza Norte e de Cabinda, respectivamente, para tentar convencer o voto dos delegados ao Congresso de Novembro.

  • 19/10/2019 17:48:25

    Presidente João Lourenço deixa Bié

    Cuito - O Presidente da República, João Lourenço, deixou a cidade do Cuito, província do Bié, de regresso a Luanda, depois de cumprir uma visita de trabalho de dois dias à região.