Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Dezembro de 2019 | 17h54 - Actualizado em 02 Dezembro de 2019 | 18h09

Colóquio aborda percurso do MPLA

Luanda - Académicos, políticos e nacionalistas vão, de 4 a 6 deste mês, reflectir, em colóquio, sobre o "legado histórico e o percurso revolucionário do MPLA", com vista a contribuir para o enriquecimento do acervo documental angolano e a sua salvaguarda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da sede do MPLA

Foto: Cedida

A decorrer sob o lema “MPLA uma trajectória de lutas e de vitórias”, ao colóquio vão também juntar-se especialistas estrangeiros, com destaque os de Cabo Verde, Namíbia, Portugal e Cuba.

Em conferência de imprensa, realizada hoje, o secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Albino Ramos Carlos, disse que o evento visa abordar os factos e os momentos mais importantes da história do partido no período de 1975 a 2002.

Entre estes acontecimentos, disse, constam a independência nacional, a conquista da paz e da reconciliação nacional, o processo de consolidação da democracia, assim como os momentos dramáticos da guerra.

Afirmou que “a história do MPLA é parte importantíssima da história de Angola e da memória colectiva dos angolanos porque espelha o percurso revolucionário de um partido que assume a vanguarda de luta do povo angolano”.

Segundo Albino Carlos, desde a sua fundação o partido no poder sempre esteve comprometido com a independência nacional e a instalação de uma sociedade democrática e justa para todos.

Estarão em debate temas como “A independência e os desafios da construção do Estado angolano (1975 - 1979)”, “Partido do trabalho e os desafios do Estado angolano (1980-1085)”, “Contexto internacional e a mudança do sistema político em Angola (1986-1991)” e “O papel dirigente do MPLA na consolidação das instituições democráticas: Do retorno à guerra à conquista da Paz (1992-2002)".

Assuntos Política  

Leia também
  • 02/12/2019 16:11:28

    InstitutoTony Blair trabalha com Governo angolano

    Luanda - O Instituto Tony Blair para Mudança Global manifestou a intenção de trabalhar com o Governo angolano, na sequência das reformas políticas, económicas e sociais empreendidas pela actual governação, liderada pelo Presidente João Lourenço.

  • 02/12/2019 15:39:07

    Angola ocupa lugar cimeiro no combate à corrupção

    Addis-Abeba - Angola tem ocupado um lugar cimeiro em África no combate à corrupção, graças à política levada a cabo pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 02/12/2019 15:00:43

    Níveis de tráfico de drogas no país considerados altos

    Luanda - O ministro da Justiça e Direitos Humanos, Francisco Queiroz, admitiu nesta segunda-feira, em Luanda, que os níveis de tráfico de drogas no país são altos.