Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

26 Maio de 2019 | 10h39 - Actualizado em 27 Maio de 2019 | 08h53

Detido chefe dos recursos humanos da administração da Ganda

Ganda - O responsável dos recursos humanos da administração municipal da Ganda (Benguela) está detido desde quinta-feira última, sob mandato da Procuradoria-Geral da República (PGR), por suposto envolvimento em práticas de peculato e/ou abuso de confiança, apurou hoje a Angop de fonte oficial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: Cidade da Ganda

Foto: Agostinho Isabela

Trata-se de Orlando José, que no exercício das suas funções mantinha, alegadamente, nas folhas de salário, trabalhadores já falecidos e alguns reformados de 2010 a 2017, em benefício próprio.

Em declarações à Angop, o sub procurador-geral da República junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Ganda, Pedro Domingos da Costa, confirmou a detenção, fruto de uma denúncia pública que despoletou numa aturada investigação junto da administração local.

“O caso veio desembocar na detenção do chefe dos recursos humanos da administração local, após se constatar que alguns funcionários já falecidos nos anos de 2010/2014 e 2017 ainda constavam nas folhas de salário”, disse.

De acordo com o magistrado do ministério público, para evitar perturbações às diligências processuais, entendeu-se privar a liberdade ao cidadão preventivamente, enquanto decorre a instrução preparatória.

Segundo ainda uma fonte, no referido processo que envolve actualmente o chefe dos recursos poderão estar arrolados outros funcionários da administração da Ganda, bem como alguns ligados aos sectores da Educação e Saúde, respectivamente.

Este é o primeiro caso de detenção de um funcionário sénior da administração municipal da Ganda, no seguimento de uma denúncia pública de peculato.

Leia também
  • 24/05/2019 17:55:49

    Dirigentes do MPLA formados sobre autarquias locais

    Benguela - Cento e 44 dirigentes do MPLA, na província de Benguela, foram capacitados esta sexta-feira sobre o processo de institucionalização das autarquias locais, numa acção promovida pelo comité local desta formação política.

  • 22/05/2019 22:15:30

    Mário Pinto de Andrade quer candidatos às autarquias com “ficha limpa”

    Lobito - O docente universitário Mário Pinto de Andrade defendeu que os futuros candidatos às autarquias de 2020, tanto de partidos políticos, quanto individuais, devem ter a sua “ficha limpa”, para que possam concorrer às eleições, soube-se hoje.

  • 18/05/2019 17:49:10

    MPLA elege 48 novos membros ao comité provincial

    Benguela - Quarenta e oito militantes foram eleitos neste sábado, em Benguela, para o comité provincial do MPLA, pelos delegados a IV conferência extraordinária local do partido, visando o seu alargamento de 155 para 203 membros.