Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Julho de 2019 | 01h57 - Actualizado em 13 Julho de 2019 | 01h57

Resenha: Cimeira quadripartida constitui destaque político

Luanda - A cimeira quadripartida que juntou em Luanda os presidentes João Lourenço, de Angola, Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo (RDC), Paul Kagame, do Rwanda, e Yoweri Museveni, do Uganda, constitui o destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cimeira quadripartida de Luanda

Foto: Francisco Miudo

Consagrada à segurança e cooperação na região dos Grandes Lagos, a cimeira decidiu privilegiar a resolução de eventuais diferendos, entre os países participantes, por meios pacíficos, por via dos canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas.

Sobre as relações bilaterais entre as Repúblicas do Uganda e do Rwanda, a cimeira saudou a vontade política das partes em prosseguir o diálogo, com vista a se encontrar uma solução para os problemas existentes.

Ainda essa semana, o Chefe de Estado angolano recebeu em audiência o presidente da Assembleia da República de Portugal, Eduardo Ferro Rodrigues e o presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Günther.

Nos encontros a entidades analisaram questões de interesse bilateral e o reforço da cooperação.

Entres as manchetes de carácter político, estive também a realização, na capital angolana, da IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A reunião aprovou, por unanimidade, uma proposta para a criação da Rede de Jovens Parlamentares no espaço lusófono.

No decurso da semana, especialistas de Angola e da Namíbia terminam a preparação da Comissão Mista entre os dois países.

No encontro, que decorreu na cidade de Windhoek, foi preparada o Protocolo da 5ª sessão da Comissão Mista de Cooperação. O documento inclui os domínios diplomático-judicial, económico e sociocultural.

Os dois países mantêm relações diplomáticas que se traduzem na instalação de embaixadas nas respectivas capitais e no estabelecimento de consulados.

Outros assuntos  de destaque da semana foram o acto comemorativo do 43º aniversário da MGA e a inauguração dos tribunais de Comarcas nas províncias da Huíla e do Namibe.

Assuntos Angola   Política   Resenha  

Leia também