Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Julho de 2019 | 13h30 - Actualizado em 09 Julho de 2019 | 21h19

Ex-administrador Jeremias Dumbo acusado de dois crimes

Luanda - A Décima Secção Criminal de Viana, do Tribunal Provincial de Luanda, iniciou hoje (terça-feira) o julgamento do antigo administrador de Viana, Jeremias Dumbo, acusado de causar danos a edificação pertencente a outrem e de usurpar imóvel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma fonte da Secção Criminal de Viana,que falava hoje (terça-feira) à Angop, juntam-se ao processo n.º 52/19 D os réus Euclides da Costa, actual administrador do distrito do Zango, Manuel Silvestre e Mateus Cutunga.

Os respectivos réus, ainda de acordo  com a fonte, respondem pelos crimes constantes nos artigos 472 e 445 do Código Penal, que tem como epígrafe danos em edificação ou construção em terreno pertencente a outro e usurpação de imóvel, respectivamente.

“Depois de 10 horas de audiência, o julgamento foi reagendado para o próximo dia 8 de Agosto, a fim de se ouvirem cinco declarantes, entre os quais a responsável do Gabinete Jurídico da Administração Municipal de Viana, uma técnica, assim como três camponeses, proprietários dos terrenos localizados na zona do Kitondo, no  Zango 3”, esclareceu a fonte do tribunal.

Angop sabe que serão ouvidos, no julgamento que deverá terminar em Setembro, 20 declarantes e depois o acórdão, seguido da sentença.

Indicou, igualmente, que cada um destes crimes é punível até dois anos e realçou que, caso se consigam reunir provas, os réus se arriscam a uma pena de três anos de prisão efectiva.

Em contrapartida, os camponeses, presumíveis proprietários dos terrenos, apresentaram a queixa junto do Comando Municipal de Viana da Polícia Nacional em 2016, período em que ocorreram os factos.

A fonte fez saber, igualmente, que foram demolidas casas no recinto onde está a ser erguido um condomínio pertencente ao réu Euclides da Costa, administrador do distrito urbano do Zango.

Leia também
  • 06/07/2019 00:26:12

    Recomendada maior aproximação entre órgãos de justiça e autoridades tradicionais

    Caxito - Os membros dos órgãos que intervêm na administração da justiça no Bengo recomendaram na sexta-feira, em Caxito, o reforço da aproximação com as autoridades tradicionais e líderes religiosos no sentido de elevar a consciência jurídica e sempre que necessário convidá-los a participarem neste fórum da província.

  • 05/07/2019 22:38:51

    Cunene: Comandante-geral da PN quer reforço no asseguramento da fronteira

    Ondjiva- O comandante-geral da Polícia Nacional (PN), comissário-geral, Paulo de Almeida, pediu hoje, sexta-feira, em Ondjiva,província do Cunene, o reforço das acções de segurança para prevenção de crimes que ocorrem na fronteira entre Angola e a vizinha República da Namíbia.

  • 05/07/2019 17:50:11

    Comité nacional da JMPLA realiza reunião extraordinária

    Luanda - O comité nacional da JMPLA realizou hoje, em Luanda, no município do Talatona, uma reunião extraordinária para preparar o VIII congresso ordinário, apreciar e eleger os órgãos internos da organização.