12 Agosto de 2019 | 18h31 - Actualizado em 12 Agosto de 2019 | 19h44
PGR quer capacitação contínua dos magistrados
Uíge - A procuradora-geral adjunta da República, Maria Teresa Manuela, defendeu, nesta segunda-feira, a contínua capacitação dos magistrados públicos da província do Uíge, para melhorarem o desempenho e servirem melhor a população em matéria jurídica.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a responsável que falava à saída de uma audiência com o governador Pinda Simão, no quadro da sua visita de três dias àquela província, os magistrados devem ser funcionários com conhecimentos transversais.
Lembrou que o país está a produzir constantemente leis, como o novo Código Penal e o Código do Processo Penal, daí ser necessária a formação contínua dos magistrados.
"Ao magistrado exigimos que conheça um pouco de Informática, Filosofia, Psicologia e fale línguas, devido à particularidade da província fronteiriça. Para fazer um juizo correcto, devemos estar actualizados", expressou.
Maria Manuela reconheceu que os órgãos de justiça em Angola ainda trabalham com uma legislação antiga, daí ser necessário aprofundar a legislação que está a ser produzida.
Defendeu a criação de condições para que os magistrados exerçam da melhor forma a sua actividade no Uíge, reafirmando que o rácio entre processo/magistrado deve levar em consideração a colocação dos procuradores.
A próposito, esclareceu que não se vai colocar magistrados num município aonde haja, por exemplo, apenas quatro ou cinco processos por mês, anunciando a intenção da PGR ser reforçada, nos próximos tempos, com mais magistrados.
Durante a missão, a procuradora deslocar-se-á aos municípios do Songo e Maquela do Zombo, a fim de visitar as instalações da PGR e orientar acções de formação para os magistrados, téncicos e funcionários do Ministério Público.
Assuntos Constatação PGR Província » Uíge
Leia também
-
07/08/2019 19:08:24
PGR nega processo contra Eduardo dos Santos
Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) negou hoje (quarta-feira) a instauração de um processo-crime contra o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
-
27/07/2019 23:02:21
PGR ordena apreensão de bens de antigo director do INEA
Luanda - Treze imóveis, seis veículos e um centro de estágio de futebol, no bairro do Sequele, em Luanda, pertencentes ao antigo director do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Joaquim Sebastião, foram mandados apreender pelo magistrado do Ministério Público junto do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, soube a ANGOP de fonte autorizada.
- 20/07/2019 21:17:04
JURA exorta justiça para democracia
Uíge - Os jovens angolanos foram exortados neste sábado pelo primeiro secretário da Jura no Uíge, Simão Teca Manuel, a respeitarem à justiça e evitar à discriminação, a fim de se promover a união e a democrácia no país, para o seu pleno desenvolvimento.