Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Setembro de 2019 | 23h17 - Actualizado em 04 Setembro de 2019 | 23h17

Bié precisa de equipas de sensibilização sobre riscos de minas

Cuito - A Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) prevê constitui, na província do Bié, um total de nove equipas de sensibilização sobre os riscos de minas, para reduzir o número de acidentes, que tem sido recorrentes na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sapadores em actividade

Foto: Pedro Parente/Arquivo

Actualmente, a população tem sido alertada sobre  os perigos de  minas e  engenhos  explosivos não detonados, pela equipa  de  operadores  de  desminagem  destacados em algumas localidades da província, onde clarificam  campos  minados e armadilhados.

 O  oficial de ligação e informação da Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH), Ismael Brito,  considera  ser urgente  a constituição de  uma organização  específica, para  desenvolver  as acções de  educação  sobre os riscos de minas em todos os  municípios.

“Precisamos trabalhar  neste  sentido  de forma  conjunta, porque continuamos a registar, constantemente, acidentes  com minas e engenhos explosivos ao níveis das comunidades rurais, que muitas  das  vezes  manuseiam  os  mesmos  por  desconhecimento”,  avançou o oficial do CNIDAH.

 O Governo da província do Bié, recentemente,  manifestou a  preocupação  com  os casos  de  registo de acidentes  com minas, que tem  vitimado crianças  e adultos.

 Durante o primeiro semestre do ano em curso, o CNIDAH registou cinco acidentes por manuseamento indevido de engenhos explosivos por parte da população nos municípios do Cuito, com dois casos e três no Andulo.

 Tais ocorrências causaram duas mortes e 12 feridos, bem como a danificação de uma máquina denominada “Pá Carregadora”.  

Trabalhos de desminagem na província prosseguem na província, envolvendo o Instituto Nacional de Desminagem (INAD), a Brigada de Engenharia da 4ª Divisão das Forças Armadas Angolanas (FAA), bem como a Casa de Segurança do Presidente da República.  

Assuntos Minas   Província » Bié  

Leia também
  • 31/08/2019 12:24:59

    MPLA no Bié reitera apelo à gestão rigorosa e transparente

    Cuito - Os dirigentes e quadros do MPLA devem continuar a primar por uma gestão rigorosa e transparente, visando a contínua melhoria do bem estar dos cidadãos, reafirmou, hoje (sábado), no Cuito, o segundo secretário do partido maioritário no Bié, Anastácio Severino Sambowé.

  • 30/08/2019 22:03:52

    Governo reafirma autarquias sem descriminação

    Cuito - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, negou, nesta sexta-feira, no Chitembo (Bié), existir descriminação, do ponto de vista de governação, aos municípios a serem ou não abrangidos nas autarquias locais.

  • 30/08/2019 07:31:32

    Ministro Adão de Almeida ausculta comunidades no Bié

    Cuito - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, manteve nesta quinta-feira um encontro de trabalho com os membros de auscultação e concertação social, para se inteirar das preocupações que afligem as populações, no quadro da visita que realiza à província do Bié.