Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Setembro de 2019 | 14h42 - Actualizado em 07 Setembro de 2019 | 14h41

Resenha: Anúncio do julgamento de "Zenu" dos Santos é destaque da semana

Luanda - O anúncio do início do Julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos "Zenú", para o dia 25 deste mês, na Câmara Criminal do Tribunal Supremo, constituiu o destaque dos temas políticos da semana que hoje, sábado, finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

“Zenú” será julgado pelos crimes de branqueamento de capitais e peculato, num processo em que são, também, arguidos o antigo governador do BNA, Valter Filipe, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.

Por outro lado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, no decurso da semana, a acusação que pesa contra o deputado Manuel António Rebelais, na qualidade de então director do extinto Gabinete de Revitalização da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (GRECIMA).

Ainda no sector judicário, o Procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, pediu maior envolvimento de cada cidadão, das instituições públicas e privadas na moralização da sociedade e na luta contra a corrupção e impunidade.

Hélder Pitta Grós, que falava na cerimónia de tomada de posse de 121 novos  magistrados do Ministério Público, incentivou os empossados a pautarem por uma conduta condizente com a função que exercem, mantendo-se distante da prática de actos de improbidade.

Noutra vertente, o Presidente da República, João Lourenço, viajou na manhã deste sábado (07) para o Qatar, onde vai cumprir uma visita de Estado de dois dias destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.

Durante a sua permanência no Qatar, o estadista angolano vai manter um encontro com presidentes e altos executivos de empresas de grande relevo no contexto da economia daquele país, para se aquilatarem as possibilidades de investimento em Angola e outras vias de cooperação.

No decurso da semana, o Estadista angolano recebeu uma mensagem do seu homólogo do Gabão, Ali Bongo, sobre as reformas políticas em curso na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Foi portador da missiva o ministro dos Negócios Estrangeiros gabonês, Alain Claude Bilie Nze, que viajou para a capital angolana na qualidade de enviado especial de Ali Bongo, também presidente em exercício da CEEAC.

O Presidente João Lourenço enviou, também, uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pelo falecimento do ex-Presidente daquele país da África Austral, Roberto Mugabe, por doença, aos 95 anos de idade.

Ainda no capítulo diplomático, a embaixadora de Angola no Reino dos Países Baixos, Maria Isabel Resende Encoge, procedeu a entrega das cartas credenciais ao Rei Willem Claus Ferdinand, no Palácio de Noordeinde, em Haia.

Constituiu também destaque da semana, a condecoração do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Egídio de Sousa Santos, pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com a medalha da Grande Cruz de Mérito Militar.

Assuntos Angola   Política   Resenha  

Leia também