Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Setembro de 2019 | 08h09 - Actualizado em 10 Setembro de 2019 | 08h08

PR discursa no Fórum "Investir em África"

Brazzaville - (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, discursa, esta terça-feira, em Brazzaville, diante dos participantes no 5º Fórum "Investir em África" (FIA5), a decorrer de 10 a 12 deste mês, na capital congolesa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Lourenço chegou segunda-feira a Brazzaville, proveniente de Doha, capital do Qatar, onde cumpriu uma visita de Estado de 48 horas, marcada pela assinatura de vários acordos de cooperação, e um Memorando de Entendimento no domínio dos transportes aéreos e marítimos.

A sua vinda a Brazzaville responde a um convite do seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso, para participar no FIA5, consagrado à promoção da diversificação da economia e à criação de empregos nos países africanos.

Conjuntamente organizado pelos governos do Congo e da China e pelo Banco Mundial (BM), o encontro visa facilitar a partilha de experiências em matéria de mobilização de investimentos do sector privado, paralelamente aos esforços do sector público, para estimular a actividade económica.

Os organizadores entendem que a diversificação das economias africanas e a criação de empregos são “cruciais” para o futuro do continente africano, cuja população é descrita como a mais jovem e a que mais rapidamente cresce no Mundo.

O FIA foi instituído em 2015, como uma plataforma internacional para promover a cooperação multilateral e as oportunidades de investimento em África, reunindo todos os anos vários actores e representantes dos sectores público e privado da China e de África, das organizações internacionais e regionais, de parceiros de desenvolvimento e de grupos de reflexão.

A primeira edição realizou-se na capital etíope, Addis Abeba, em Junho de 2015, a segunda na cidade chinesa de Guangzhou, em Setembro de 2016. O Senegal (Dakar) acolheu a terceira, em Setembro de 2017, e a quarta edição decorreu em Setembro do ano passado, em Changsha (China).

Leia também