Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

16 Outubro de 2019 | 16h35 - Actualizado em 17 Outubro de 2019 | 11h45

PR acredita cinco embaixadores

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, acreditou nesta quarta-feira, em Luanda, os novos embaixadores de Moçambique, Suécia, Bélgica, Zimbabwe e do Rwanda, respectivamente, Osvalda Joana, Ewa Polana, Josef Smete, Thando Madzvamuse e Wellrs Gasmagera.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

PR acredita_embaixadora da Suécia, Ewa polano

Foto: Cortesia de Mota Ambrósio (Edições Novembro)

Em cerimónias decorridas em separado, no salão nobre do Palácio Presidencial, o Chefe de Estado angolano reafirmou o ensejo de ver reforçadas as relações de cooperação com os cinco países.

Mestre em História Moderna, Línguas Orientais e Ciências da Comunicação, o embaixador da Bélgica apontou como prioridade a promoção da cooperação nos domínios portuário, mineiro e no ensino universitário.

O diplomata manifestou o apoio do seu país às reformas políticas e económicas em curso em Angola.

A chefe da missão sueca, Ewa Polana, diplomata há 22 anos, com passagem por Alemanha, México, Indonésia, Timor, Qatar e Brasil, predispôs-se em ajudar Angola na luta contra a corrupção e na diversificação da economia.

Anunciou o interesse do seu país em financiar a construção de um novo hospital em Luanda e fornecer tecnologia para a protecção ambiental e produção de energia.

Já a embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, mestre em Ciências Jurídicas e ex-presidente da Federação das Mulheres de Carreira Jurídica, sublinhou o interesse de elevar as relações económicas entre os dois países.

“Depois da guerra, precisamos de desenvolver os dois países, consolidar a paz, crescer de braços dados, com investimentos empresariais recíprocos, assim como potenciar a presença de organismos regionais e internacionais”, rematou.

O novo embaixador do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, militar de carreira, já exerceu cargo de direcção no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional.

O chefe da missão diplomática do Rwanda já foi senador e perfeito de Kigali, além de ter trabalhado na embaixada rwandesa em Tripoli (Líbia).

Leia também
  • 15/10/2019 15:20:55

    Angola está no caminho certo - PR

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que Angola está no caminho certo, mas precisa do trabalho árduo e permanente de todos, para atingir os objectivos preconizados.

  • 14/10/2019 17:57:40

    Cidadãos expectantes com mensagem à Nação

    Luanda - A sociedade angolana aguarda com expectativa a mensagem do Presidente da República, João Lourenço, sobre o estado da Nação, a ser proferida terça-feira (15).

  • 11/10/2019 12:16:47

    Angola destaca importância da paz na RCA para sub-região

    Luanda - O representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA), Francisco da Cruz, considerou na quinta-feira fundamental a paz na República Centro-Africana (RCA), para a estabilidade na sub-região.