Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Março de 2020 | 13h04 - Actualizado em 18 Março de 2020 | 12h56

Antigo administrador de Viana condenado a três anos de pena suspensa

Luanda - A Décima Secção Criminal de Viana, do Tribunal Provincial de Luanda, condenou a três anos de pena suspensa o antigo administrador municipal de Viana, Jeremias Dumbo, acusado de causar danos a edificação pertencente a outrem e usurpação de imóvel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma fonte da Décima Secção Criminal de Viana, em declarações à Angop hoje (quarta-feira), Jeremias Dumbo vai pagar também uma indeminização de 15 milhões de Kwanzas.

A fonte disse que foram igualmente condenados pela mesma causa os réus Euclides da Costa, actual administrador do distrito Urbano do Zango e Manuel Silvestre, devendo cada um indeminizar os lesados com 15 milhões de Kwanzas.  

Informou, por outro lado, que por falta de indícios que o condenasse, o Tribunal absorveu o acusado Mateus Kulunga.

Os respectivos réus, segundo a mesma fonte, responderam pelos crimes de danos em edificação ou construção em terreno pertencente a outro e usurpação de imóvel, respectivamente.

Caso não seja pago o valor da indeminização, os três condenados deverão cumprir as penas na cadeia.

“Vão beneficiar dos 45 milhões de Kwanzas da indeminização, os munícipes  Georgina Jerónimo, Sebastião Tavares e André Cardoso, respectivamente, devendo cada um receber parte desta quantia monetária.

A fonte informou ainda, que o advogado dos réus apresentou um recurso ao Tribunal Supremo, que será antes analisado pelo Juiz da causa.

O antigo administrador de Viana ordenou a  demolição de casas no local onde está a ser erguido um condomínio pertencente ao réu Euclides da Costa, administrador do distrito urbano do Zango.

Os camponeses, presumíveis proprietários dos terrenos, haviam apresentado queixa junto do Comando Municipal de Viana da Polícia Nacional em 2016, período em que ocorreram os factos.

Leia também
  • 18/03/2020 17:49:52

    Excesso de prisão preventiva coloca oficiais do SIC em liberdade

    Luanda - A 10ª Secção da Sala dos Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda (TPL) restituiu aos quatro oficiais do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e um motorista, liberdade provisória sob termo de identidade e residência.

  • 17/03/2020 13:26:08

    Cuanza Sul: Falta de quadros condiciona celeridade processual

    Sumbe - O presidente interino do Tribunal de Comarca do Sumbe (Cuanza Sul), Ludovino Daniel, disse hoje, terça-feira, que a falta de quadros tem condicionado a celeridade na tramitação processual.

  • 14/03/2020 17:16:45

    MPLA lança projecto "meu CAP meu partido" em Cacuaco

    Luanda - Um projecto denominado " Meu CAP meu partido", " quem somos, onde estamos,quantos somos,como estamos e o que fazemos", foi lançado neste sábado, no município de Cacuaco, província de Luanda, numa iniciativa do Comité Provincial de Luanda do MPLA.