Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Abril de 2020 | 16h48 - Actualizado em 04 Abril de 2020 | 17h37

Preservação da paz é tarefa de todos angolanos - diz governador

Cuito - A preservação da paz, unidade e coesão nacional, para a salvaguarda da estabilidade política, social e económica, deve ser tarefa de todos angolanos, reafirmou, hoje (sábado), no Cuito (Bié), o governador Pereira Alfredo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar num acto simbólico em saudação ao 18º aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional em Angola, que se assinala hoje, o governante frisou que a conquista da paz foi resultado  da vontade dos angolanos, que com o diálogo colocaram o fim de um longo período de sofrimento e de adiamento no desenvolvimento do país.

Ainda no âmbito do 4 de Abril, Pereira Alfredo, rendeu homenagem aos cerca de sete mil mártires da resistência do Cuito sepultados no Cemitério Monumento, localizado na comuna da Cunje.

A actividade decorreu sob lema: Angola 45 anos, Unidade, Estabilidade e Desenvolvimento.

Moxico

Luena - A paz e a reconciliação nacional abriram o caminho para a unidade, estabilidade e desenvolvimento do país ressaltou, neste sábado, no Luena, o governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba.

Apontou o bem-estar social como uma das principais conquistas da paz na província do Moxico.

Huíla

Lubango - O governador da província da Huíla, Luís Nunes, referiu hoje, sábado, na cidade do Lubango, que a consolidação da paz passa pela promoção da cultura de tolerância e respeito dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Ao discursar num encontro, no quadro do 4 de Abril, o governante admitiu haver muitos desafios por se vencer, pelo que é necessário fortalecer as boas práticas e aumentar o engajamento nas tarefas de desenvolvimento.

Cuando Cubango              

Menongue - O governador da província do Cuando Cubango, Júlio Bessa, considerou hoje, sábado, em Menongue, a unidade e reconciliação nacional como os principais ganhos da paz em Angola.

Em declarações à imprensa, depois da deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, no antigo cemitério de Menongue, por ocasião do 4 de Abril, o governador destacou o convívio pacífico da população, independentemente da cor partidária, religião ou região de origem.

Cuanza Sul

Sumbe - O governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, indicou hoje, sábado, no Sumbe, os trabalhos de reabilitação de estradas, construção de habitações, entre outras infra-estruturas sociais na circunscrição, como os principais ganhos dos 18 anos de paz no país.

Reconheceu a necessidade de haver maior celeridade na efectivação de projectos sociais, tendo salientado que o Governo está engajado em solucionar os problemas básicos da população.

Lunda Sul

Saurimo - A livre circulação de pessoas e bens, construção de unidades sanitárias, de escolas e de estradas, constituem os principais ganhos dos 18 anos de paz efectiva no país, salientou hoje, sábado, em Saurimo, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto.

Em declarações à imprensa, a propósito da efeméride do 4 de Abril, o governante acrescentou que a paz está a permitir consolidar o processo de reconciliação e unidade nacional entre os angolanos, assim como promover o desenvolvimento do país.

Leia também
  • 03/04/2020 11:25:59

    Dia da paz ensombrado pela Covid-19

    Luanda - Angola celebra, a 4 de Abril de 2020, o 18º aniversário da assinatura do Acordo de Paz, ensombrado pelo Estado de Emergência, devido à Covid-19 que assola o mundo. Há uma luta sem igual pela sobrevivência da espécie humana.

  • 27/03/2020 22:02:56

    INAD destrói mais de 300 engenhos explosivos no Bié

    Cuito - Trezentos e 82 engenhos explosivos diversos não detonados, removidos pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD) do Bié, removidos desde os finais de 2019 a presente data, foram destruídos no município do Cunhinga, a 30 quilómetros a Norte do Cuito.

  • 23/03/2020 18:49:51

    Governador quer transformar Cuito Cuanavale em zona turística

    Menongue - O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, disse hoje que quer transformar o município do Cuito Cuanavale em zona turística, devido ao interesse de muitos turistas, resultante da Batalha do Cuito Cuanavale, ocorrida entre 1987 e 1988 na localidade.