Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Abril de 2020 | 13h22 - Actualizado em 17 Abril de 2020 | 16h32

Executivo ajusta regras de execução do OGE 2020

Luanda - O Executivo angolano ajustou esta sexta-feira as regras para a programação e execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2020, documento que prevê as receitas e despesas anuais do Estado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço, orienta sessão do Conselho de Ministros

Foto: Pedro Parente

Sessão do Conselho de Ministros

Foto: Pedro Parente

Aprovado hoje em Conselho de Ministros, o diploma estabelece regras alinhadas ao actual contexto macroeconómico, dominado pela baixa do preço do petróleo, principal produto de exportação do país, no mercado internacional.

Segundo o comunicado final da sessão, a medida tem como foco melhorar a qualidade e dinamizar o processo que torna acessível o dinheiro às unidades orçamentais e órgãos dependentes.

A ideia é assegurar a manutenção dos serviços e, com isso, satisfazer as necessidades públicas.

Orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a reunião apreciou, igualmente no segmento económico, o relatório de execução do OGE referente ao IV trimestre de 2019, documento que segue à Assembleia Nacional.

No relatório destacam-se dados e registos sobre a execução do OGE revisto, reflectidos no balanço orçamental, financeiro, patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.

O comunicado do órgão colegial do Presidente da República sublinha que, ao longo do período em referência (IV trimestre de 2019), o preço médio do barril de petróleo situou-se em cerca de 62 doláres norte-americanos (USD), 12 porcento acima do preço médio de 55 dólares previsto na revisão do OGE de 2019, sendo que a produção cifrou-se em 124 milhões de barris.

No mesmo trimestre de 2019, a taxa de câmbio média do Kwanza face à taxa de câmbio de referência e a do mercado informal, passou de 150,62 por cento para 22,97 por cento.

O referido resultado é consequência da alteração, pelo Banco Nacional de Angola, do regime cambial, por bandas, para o regime cambial flutuante, em que a taxa de câmbio é livremente definida pelo mercado.

No mesmo período, a moeda da União Europeia, o Euro, foi comercializada em média a 545,18 Kwanzas.

O Conselho de Ministros é um órgão de consulta do Presidente da República, que pode delegar, nas ausências e impedimentos temporários, ao Vice-Presidente da República a faculdade de presidir as reuniões.

A par do Presidente e do Vice-Presidente da República, o Conselho de Ministros é integrado por todos os Ministros de Estado e Ministros.

Assuntos Conselho de Ministros  

Leia também
  • 08/02/2020 13:15:12

    Ministro espera aumento de investimentos com nova Lei

    Luanda - O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, considerou que a proposta de Lei que aprova o Regime Jurídico de Recuperação de Empresas e da Insolvência terá um grande impacto na captação de investimento privado para o país.

  • 08/02/2020 11:16:47

    Proposta sobre recuperação de empresas segue ao Parlamento

    Luanda - A proposta de Lei que aprova o Regime Jurídico de Recuperação de Empresas e da Insolvência segue para o Parlamento, após ter sido apreciada neste sábado, em sessão extraordinária do Conselho de Ministros.

  • 29/01/2020 18:26:11

    Governo aprova protecção de investimentos com Portugal

    Luanda - O Conselho de Ministros aprovou nesta quarta-feira o acordo sobre Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, rubricado em Luanda, entre os governos de Angola e de Portugal, para estimular iniciativas de negócios em ambos os países.