Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

11 Maio de 2020 | 16h36 - Actualizado em 12 Maio de 2020 | 10h49

Ministro pede participação no programa de resgate de valores

Luanda - O ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, defendeu segunda-feira, em Luanda, que o sucesso do Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos dependerá do envolvimento de todos angolanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Iª Reunião da Comissão Interministerial para resgate de valores morais e cívicos.

Foto: Nelson Malamba

O governante falava na primeira reunião da Comissão Interministerial para a promoção do resgate dos valores, que visa a melhoria do ambiente social e comportamental, a segurança pública, e sugerir medidas de contraposição ao acentuado desrespeito das leis, dos bens e espaços públicos, da propriedade privada e de combate aos altos níveis de indisciplina e desordem pública.

Institucionalizada pelo Despacho Presidencial nº 41/20, de 10 de Março, a Comissão Interministerial integra vários sectores do Executivo e tem a incumbência de criar as condições para a implementação do Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos que, por sua vez, foi criado por força do Despacho Presidencial nº 222/19, de 9 de Dezembro.

De acordo com o ministro, as medidas de correcção já começaram a ser implementadas desde que foi lançada a operação ‘’Resgate’,’ em Novembro de 2018.

Informou, por outro lado, que o programa é sequência da operação ‘’Resgate’’, que visou, fundamentalmente, o combate à criminalidade para o reforço da autoridade do Estado, bem como da operação transparência, que teve como foco a reposição da estabilidade nas zonas diamantíferas e combater a imigração ilegal.

Precisou que as referidas operações produziram resultados animadores, com realce para o facto de ter despertado a sociedade para a necessidade do resgate dos valores essenciais à vida comunitária, tais como jurídicos, políticos, económicos e sociais.

Ressaltou que o processo de execução recai sobre os governos provinciais, através das administrações municipais, dos distritos urbanos e comunais e demais serviços da administração local de Estado, que deverão implementar as acções definidas pelos órgãos centrais.

O Resgate de Valores Morais e Cívicos é um processo educativo, conduzido pelos órgãos da Administração Pública, com a participação da família, escolas e igrejas, que visa promover nos cidadãos uma consciência colectiva de respeito da Autoridade do Estado, da Lei e das boas regras de consciência social.

A reunião, que decorreu no salão nobre do Governo Provincial de Luanda, contou com a presença de vários ministros, secretários de Estados e alguns responsáveis da Presidência da República.

Leia também
  • 18/03/2020 17:49:52

    Excesso de prisão preventiva coloca oficiais do SIC em liberdade

    Luanda - A 10ª Secção da Sala dos Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda (TPL) restituiu aos quatro oficiais do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e um motorista, liberdade provisória sob termo de identidade e residência.

  • 18/03/2020 13:04:02

    Antigo administrador de Viana condenado a três anos de pena suspensa

    Luanda - A Décima Secção Criminal de Viana, do Tribunal Provincial de Luanda, condenou a três anos de pena suspensa o antigo administrador municipal de Viana, Jeremias Dumbo, acusado de causar danos a edificação pertencente a outrem e usurpação de imóvel.

  • 14/03/2020 17:16:45

    MPLA lança projecto "meu CAP meu partido" em Cacuaco

    Luanda - Um projecto denominado " Meu CAP meu partido", " quem somos, onde estamos,quantos somos,como estamos e o que fazemos", foi lançado neste sábado, no município de Cacuaco, província de Luanda, numa iniciativa do Comité Provincial de Luanda do MPLA.