Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Maio de 2020 | 12h46 - Actualizado em 13 Maio de 2020 | 13h36

Município do Chinjenje terá Palácio de Justiça

Huambo - Mais de 63 milhões de Kwanzas é o valor que está a ser investido pelo Governo da província do Huambo na construção, nos próximos seis meses, de um Palácio de Justiça no município do Chinjenje, no quadro da aproximação deste órgão à comunidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O lançamento da primeira pedra, que simboliza o arranque oficial da empreitada, decorreu esta quarta-feira, sob orientação da administradora adjunta para a área Política e Social das Comunidades desta municipalidade, Albertina Wendo Machado Adriano.

A infra-estrutura, inserida no Programa Municipal Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), vai albergar, entre outros serviços, um tribunal, a procuradoria e uma cela transitória

Na ocasião, Albertina Wendo Machado Adriano disse tratar-se de uma infra-estrutura de grande dimensão que, além de aproximar os serviços de justiça aos habitantes do Chinjenje, vai trazer maior celeridade na tramitação de questões que afligem a população deste município assistido juridicamente pelo Tribunal da Comarca da Caála.

Por isso, a responsável pediu maior rigor no cumprimento dos prazos estabelecidos no contrato para a execução da obra que, em princípio, deve estar concluída nos próximos seis meses.

A administradora adjunta do Chinjenje realçou que a empreitada a cargo da empresa de construção civil “Omar do Huambo”, contribuirá igualmente para a redução do desemprego na municipalidade, visto que a maior parte dos trabalhadores foram recrutados localmente.

A província do Huambo, com um total de 39 juízes, conta com três tribunais, nomeadamente o provincial e os da Comarca da Caála, que atende igualmente as jurisdições do Chinjenje, Ecunha, Longonjo e Ucuma, bem como do Bailundo, que tem sob sua tutela os municípios do Londuimbali e Mungo.

Com uma população estimada em 28 mil e 898 habitantes, o município do Chinjenje tem uma superfície de 36 quilómetros quadrados e os seus habitantes dedicam-se, principalmente, a agricultura.

O Chinjenje foi fundado a 15 de Agosto de 1904 e passou a categoria de vila a 07 de Outubro de 1963.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 04/04/2020 12:03:59

    Huambo: Joana Lina realça valor da reconciliação entre os angolanos

    Huambo - A governadora do Huambo, Joana Lina, reiterou este sábado, na região, a importância da paz, um dos maiores feitos dos angolanos depois da independência nacional, exigindo, de cada cidadão, esforços na sua manutenção e preservação.

  • 24/03/2020 19:28:49

    Magistrado judicial chama atenção para ameaças contra jornalistas

    Huambo - O Juiz de Direito e porta-voz do julgamento do caso "Rastos a Pagar", Sebastião Nangamãle, manifestou a sua indignação contra as ameaças que têm sido proferidas contra jornalistas, por parte de declarantes do processo, por constituir um ilícito criminal.

  • 20/03/2020 20:08:02

    Co-arguido Tchimbilundo de Paiva descredibiliza relatório das Finanças

    Huambo - O ex-director da escola do II ciclo “Comandante Vilinga”, no Huambo, Júlio Tchimbilundo de Paiva, acusado de gestão danosa, descredibilizou esta quinta-feira, em juízo, o relatório inspectivo da Delegação local das Finanças, que serviu de base para a instauração do processo-crime.