Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

06 Julho de 2020 | 21h14 - Actualizado em 06 Julho de 2020 | 21h18

Vice-PR constata funcionamento do Cefopescas

Luanda - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, constatou nesta segunda-feira o potencial técnico-profissional do Instituto Politécnico de Pescas (Cefopescas), durante uma visita efectuada ao empreendimento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em nota, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República refere que Bornito de Sousa, acompanhado por membros do seu gabinete e pela secretária de Estado para as Pescas, Maria Eduardo da Costa, percorreu as instalações do empreendimento situado na comuna dos Ramiros, município de Belas, em Luanda.

O instituto foi projectado para assegurar profissionais angolanos qualificados ao sector das Pescas e do Mar, que possam substituir, de forma gradual, as tripulações estrangeiras, nas embarcações a operarem em Angola.

O Cefopescas dispõe de modernas instalações e equipamento, que permitem desenvolver a formação necessária para a obtenção de habilitações regulares de grau médio de mestre costeiro-pescador e de técnico de máquinas e motores navais

Permite, ainda, a obtenção de habilitações regulares de grau médio de técnico de máquinas e instalações navais, técnico de aquicultura e de tecnologia de pescado, bem como técnico de biologia marinha e de recursos pesqueiros. 
 
Inaugurado em Fevereiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, o instituto de Pescas prevê formar, capacitar e reciclar quadros nacionais e profissionais do sector das pescas e do mar, salvaguardando os interesses estratégicos de Angola no domínio da segurança alimentar e economia do mar.
 
Reflorestamento dos mangais

 
Depois do Cefopescas, o Vice-Presidente da República visitou o perímetro de reflorestamento de mangais, também na comuna dos Ramiros, onde, a cerca de seis meses, participou numa campanha de plantação de sementes de mangues, cujos sinais positivos começam a ser visíveis com o aparecimento de vegetação e a presença de aves migratórias e variadas espécies aquáticas para reprodução.
 
Atento a iniciativas quer institucionais, associativas ou individuais, que ajudem a preservar as espécies da flora e fauna angolanas, em particular, e o meio ambiente, de uma forma geral, o Vice-Presidente da República reafirmou o compromisso do Executivo do Presidente João Lourenço com o movimento ambientalista pelo reflorestamento dos mangais em toda a costa angolana.

Os mangais constituem um ecossistema de grande importância para a reprodução de uma variedade de espécies animais e vegetais, para a filtragem e purificação do ar, através da absorção do dióxido de carbono, e para a protecção da costa, absorvendo os impactos das correntes e tormentas

Leia também
  • 03/07/2020 20:21:48

    João Lourenço ajusta Órgãos de Apoio ao Vice-PR

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, decretou, sob proposta do Vice-Presidente, Bornito de Sousa, alterações ao estatuto orgânico dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República.

  • 27/06/2020 16:42:00

    Covid-19: Casos comunitários são critério da OMS

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou neste sábado, em Luanda, que o anúncio de casos de contaminação comunitária da covid-19 obedece a critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

  • 27/06/2020 15:47:13

    Governo estende Cuidados Intensivos pediátricos ao país

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, admitiu este sábado que o Executivo deverá replicar unidades pediátricas de Cuidados Intensivos a outras regiões do país, para um atendimento mais humanizado às crianças.