Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Agosto de 2020 | 22h59 - Actualizado em 14 Agosto de 2020 | 10h06

Mirex lamenta morte de Luís de Almeida

Luanda - O Ministério das Relações Exteriores (Mirex) ressaltou nesta quinta-feira a figura do embaixador Luís de Almeida, que considera "um notável combatente e ícone da libertação de Angola e de África.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício das Relações Exteriores

Foto: António Escrivão

Embaixador de carreira, que representou o Estado angolano na Alemanha, França, Marrocos, Holanda e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Luís de Almeida morreu quarta-feira, na capital angolana, aos 87 anos, vítima de doença.

Em nota, o departamento ministerial considera-o pan-africanista destemido e de enorme dimensão, que dedicou a sua vida às mais nobres causas da nação angolana.

"A sua dedicação e talento, ao longo de mais de 40 anos de serviço diplomático, ficam incomensuravelmente reconhecidos", lê-se na mensagem de condolências.

Conforme o Mirex, Luís José de Almeida serviu o país durante muitos anos, tendo-se notabilizado como grande nacionalista, patriota, ancião, lendário e mestre, sempre preocupado e dedicado à afirmação de Angola no contexto das nações.

Noutra nota, o  embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, aponta o diplomata como "uma das figuras dos primórdios da diplomacia angolana".

"Luís José de Almeida foi um respeitado e histórico diplomata (...), que dedicou toda a sua juventude e vida à causa do povo angolano", sublinha na mensagem.

Acrescenta que o diplomata foi um dos impulsionadores da diplomacia angolana, desempenhando papel importante como jornalista e na abertura de embaixadas.

Assuntos Angola   Angop   Diplomacia  

Leia também