Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Setembro de 2020 | 20h05 - Actualizado em 14 Setembro de 2020 | 21h20

Angola na 151ª reunião do Programa da ONU para o Ambiente

Luanda - O Representante Permanente de Angola junto aos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi, Sianga Abílio, participou esta segunda-feira (14), na capital queniana, da 151ª Reunião do Comité de Representantes Permanentes junto ao Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Representante Permanente de Angola junto aos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi, Sianga Abílio (arq.)

Foto: portal.angop.ao

Uma nota da instituição diplomática de Angola no Quénia, a que a Angop teve hoje acesso, refere que o encontro, no qual estiveram cerca de 300 participantes, abordou questões ligadas ao processo preparatório da UNEA5, ou 5ª Assembleia da ONU para o Ambiente, o principal fórum ambiental do mundo, previsto para Fevereiro de 2021, em Nairobi.

Atendendo às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, o comité e a directora executiva do UNEP, Inger Anderson,  concordaram na necessidade de se continuar a trabalhar num processo de consultas multilaterais, com vista a definição, na primeira semana de Outubro de 2020, do formato e data exacta da UNEA5.

O documento refere ter havido uma forte inclinação para um modelo híbrido com participação presencial de parte das delegações e via videoconferência para outros delegados.

O comité de representantes permanentes analisou ainda o Relatório de Actividades do Programa das Nações Unidas para o Ambiente referente ao período Maio/Agosto de 2020, a Estratégia de Médio Prazo do UNEP, prevista para o período 2021/2025 e que assenta em três pilares fundamentais, nomeadamente, mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição, e o Relatório do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Lixo Marinho e Mioplásticos.

Em função da reclamação de um número considerável de delegações, a directora executiva do UNEP reconheceu que alguns países e regiões estão sub-representados na instituição que dirige, tendo prometido prestar atenção às candidaturas de cidadãos de países menos representados, desde que preencham as qualificações requeridas.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) é a principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional sobre o meio ambiente, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.

A reunião decorreu no formato videoconferência e foi presidida pelo embaixador, Fernando Coimbra, do Brasil, na qualidade de presidente do Comité de Representantes Permanentes.

Assuntos Política  

Leia também
  • 14/09/2020 17:49:48

    Angola e RDC avaliam segurança fronteiriça

    Luanda - A problemática do contrabando de mercadorias, registado ao longo da fronteira comum entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC), dominou, esta segunda-feira, em Luanda, os trabalhos da Reunião da Comissão Bilateral de Defesa e Segurança.

  • 14/09/2020 15:41:57

    Destruídos 46.800 engenhos explosivos no Cunene

    Ondjiva - Quarenta e seis mil e 800 engenhos explosivos foram destruídos esta segunda-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, no quadro do processo de desminagem na região.

  • 13/09/2020 20:47:11

    Comissão Bilateral de Defesa Angola/RDC reúne-se em Luanda

    Luanda - Uma reunião da Comissão Bilateral de Defesa e Segurança entre as Repúblicas de Angola e Democrática do Congo realiza-se de 14 a 16 deste mês, em Luanda, soube hoje a ANGOP.