Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Setembro de 2020 | 15h44 - Actualizado em 23 Setembro de 2020 | 16h25

Embaixador angolano aborda eleições na UA com homólogo líbio

Addis Abeba - O Representante Permanente de Angola junto da União Africana, Francisco da Cruz, abordou esta quarta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), com o seu homólogo da Líbia, Guma Amer, questões ligadas a eleição de altos dirigentes da Comissão da União Africana (UA), marcadas para entre Janeiro e Fevereiro de 2021.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em nota, a Representação Permanente de Angola junto da UA refere que para o pleito eleitoral, Angola concorre para a reeleição de Josefa Sacko, ao cargo de Comissária do reformulado Departamento de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável.

A Líbia, por seu turno, candidata-se aos postos de comissário de Infraestruturas e Energia, assim como Assuntos Políticos, Paz e Segurança, e ainda o de Assuntos Humanitários, Saúde e Desenvolvimento Social.

As conversações entre o também embaixador de Angola na Etiópia e o seu interlocutor líbio tiveram lugar na Missão Diplomática de Angola, na capital Addis Abeba, que alberga a sede da União Africana.

Francisco da Cruz e Guma Amer aproveitaram a oportunidade para falar também sobre questões relacionadas à cooperação bilateral, mormente o seu relançamento, assunto que constou igualmente de um encontro semelhante, ocorrido em Fevereiro do corrente ano.

Angolano patenteado na União Africana

Ainda em Adis Abeba, a Embaixada de Angola realizou terça-feira uma cerimónia de promoção militar na qual foi patenteado ao grau de tenente-coronel o oficial das Forças Armadas Angolanas (FAA) André Sócrates.

O oficial angolano integra a Capacidade Africana de Resposta Imediata a Crises (CARIC), da União Africana.

Após a imposição das patentes ao analista da Divisão de Prevenção de Conflitos e Alerta Prévio do Conselho de Paz e Segurança da Comissão da UA, o embaixador Francisco da Cruz afirmou que o seu trabalho tem merecido a apreciação de colegas de diferentes nacionalidades, ao que considerou ser um orgulho para o país.

O diplomata acrescentou que o oficial sempre soube desempenhar, da melhor forma, a sua missão, resultando no reconhecimento da direcção das FAA, cuja promoção obedece a uma ordem do seu Chefe do Estado Maior General.

Criada em 2013, a CARIC, que conta com mais dois oficiais angolanos, começou a funcionar em Abril de 2014, composta por 13 estados-membros da União Africana, denominados Nações Voluntárias, designadamente Angola, África do Sul, Argélia, Benin, Burkina Faso, Chade, Egipto, Níger, Ruanda, Senegal, Sudão, Tanzânia e Uganda.

Assuntos Política  

Leia também
  • 21/09/2020 19:33:54

    FNLA elege novo secretário-geral em Outubro

    Luanda - A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) deverá eleger o novo secretário-geral do partido no próximo mês de Outubro.

  • 17/09/2020 13:24:07

    Portugal: Vida e obra de Neto retratadas em exposição virtual

    Lisboa (Da correspondente) - O site da Embaixada de Angola em Portugal inaugurou, esta quinta-feira, uma exposição virtual denominada Dr. António Agostinho Neto - Memórias Fotográficas", em cerimónia presenciada pela viúva do primeiro Presidente angolano, Maria Eugénia Neto.

  • 17/09/2020 11:00:41

    MPLA apela à união dos angolanos contra a crise económica

    Luanda - O Bureau Político (BP) do MPLA apelou, esta quinta-feira, à união de esforços da nação angolana face à crise económica e financeira, bem como os constrangimentos inerentes à pandemia da Covid-19.