Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

05 Novembro de 2018 | 20h12 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 16h00

Catalogadas mais de 800 ravinas no país

Luanda - Pelo menos 826 zonas erosivas estão cadastradas, neste momento, a nível de Angola, pelo Centro de Formação Profissional Vias do Bem Training e o Instituto Superior Politécnico Katangoji.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Engenheiro Angelino Quissonde, porta-voz do evento

Foto: Gaspar Santos

Em declarações à Angop, a propósito da formação sobre prevenção, controlo e estabilização de ravinas a decorrer de 5 a 10 de Novembro, em Luanda, o porta-voz do evento, Angelino Quissonde, sublinhou que o destaque recai as provinciais do Uíge 73, Moxico 49, Lunda Sul 35, Lunda Norte 53, Luanda e Zaire 26 cada.

Fez saber que a formação realiza-se para capacitar os técnicos dos governos provinciais, administrações municipais e distritais para que possam evitar o aparecimento das ravinas por meio da identificação dos seus principais sinais.

Disse que a resolução do problema das ravinas passa pela implementação de sistemas de macrodrenagem e dessassoreamento de valas de drenagem.

Considerou que as ravinas decorrem da falta do sistema de drenagem das águas pluviais, crescente desmatação e queimadas, bem como da construção em linhas de água.

Na sua óptica, a deficiência de drenagem e taludes contribui para o surgimento de ravinas

Alertou que, com as construções desordenadas, a água procura outros caminhos, desagregando, decompondo e transportando os solos e rochas para os rios e mares, provocando o aparecimento das ravinas.

Ao longo da formação, os participantes deverão obter conhecimentos de como estabilizar a evolução das ravinas para que não atinjam grandes proporções.

Nos últimos anos, o número de ravinas tem aumentado em Angola, sobretudo nas localidades do leste, chegado a cortar estradas e a destruir bairros.

Assuntos Constatação  

Leia também